segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Barroso manda apurar crime de genocídio contra indígenas pelo governo Bolsonaro

 Segundo o ministro do STF, há indícios de omissão de autoridades

Luís Roberto Barroso (Foto: Reuters)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou nesta segunda-feira (30) que a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério Público Militar, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Superintendência Regional da Polícia Federal de Roraima investiguem autoridades do governo Jair Bolsonaro pelos crimes de genocídio, desobediência, quebra de segredo de justiça e de delitos ambientais relacionados à vida, à saúde e à segurança de diversas comunidades indígenas.

A determinação vem no contexto da crise humanitária dos indígenas yanomami no Norte do país, gerada, em grande parte, pelo avanço do garimpo ilegal, que é altamente poluente.

Barroso determinou a remessa de documentos que, em seu entendimento, “sugerem um quadro de absoluta insegurança dos povos indígenas envolvidos, bem como a ocorrência de ação ou omissão, parcial ou total, por parte de autoridades federais, agravando tal situação”.

Barroso determinou ainda que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva assegure a retirada de garimpos ilegais em sete terras indígenas e fixou prazo de 30 dias para que seja apresentado um diagnóstico com o respectivo planejamento e cronograma de execução de medidas.

Em suas decisões, Barroso afirma que os fatos reunidos indicam um "quadro gravíssimo e preocupante, sugestivo de absoluta anomia (ausência de regras) no trato da matéria, bem como da prática de múltiplos ilícitos (crimes), com a participação de altas autoridades federais". (Com Veja). 


 

Conta de luz: Aneel mantém bandeira tarifária verde para fevereiro

 

Arquivo/ABr

O consumidor não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em fevereiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.

PGR denuncia mais 225 bolsonaristas por atos golpistas

 No total, 479 bolsonaristas já foram denunciados pela PGR

Acampamento golpista em Brasília (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta segunda-feira (30) sua sexta denúncia contra bolsonaristas golpistas. A ação foca em 225 presos detidos no acampamento golpista em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. 

Eles são acusados de cometer os crimes de associação criminosa e de incitação ao crime. 

VÍDEO: Andreia Sadi desmente senador bolsonarista sobre “censura prévia” a parlamentares

O senador Rogério Marinho (PL) e a âncora Andréia Sadi
Foto: Reprodução/YouTube


 No início da tarde desta segunda-feira (30), durante uma entrevista à GloboNews, no programa “Estúdio i”, o candidato à presidência do Senado, o ex-ministro e senador Rogério Marinho (PL), do mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entrou em um bate boca com a jornalista âncora Andréia Sadi.

O senador e a âncora do jornal entraram na discussão após comentarem sobre “deputados golpistas e censura prévia”. A pauta que estava sendo abordada na entrevista era a disputa pela Casa está na próxima quarta-feira (1º).

Apucaranenses conseguem três vitórias na Prova Vinteoitinha

 


Os atletas apucaranenses Nathan Augusto Almeida Gerin, Rômulo Ramos Monteiro e Yohan Gabriel Brandino de Oliveira foram vencedores em suas categorias durante a realização da 23ª edição da Prova Pedestre Vinteoitinha, que ocorreu nesse sábado à tarde (28/01) em Apucarana. A competição, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura, teve nesse ano a presença de 753 atletas.

Jovem atleta de Apucarana é destaque na 60ª edição da Prova 28 de Janeiro

 

Com o tempo de 31’41”, o jovem atleta Edson Aparecido Emídio, da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana/30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), foi um dos destaques durante a disputa da 60ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, que aconteceu nesse sábado à noite (28/01), em comemoração ao 79º aniversário do município. Ele, que tem 23 anos de idade, conseguiu um belo feito na tradicional corrida apucaranense, pois subiu ao pódio ao ficar na quinta colocação na classificação geral da prova de 10 quilômetros.

Deputados Federais eleitos em outubro tomam posse no dia 1º e elegem a nova Mesa Diretora da Câmara

 

Veja o passo a passo da posse e eleição da Mesa; conheça a composição e as atribuições da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Ilustração Thiago Fagundes/Agência Câmara

Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse no próximo dia 1º em sessão marcada para as 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Veja o roteiro completo do dia:

  • 10h - posse
  • 13h - fim do prazo para a formação de blocos parlamentares
  • 14h - reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa
  • 15h30 - fim do prazo para o registro das candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica
  • 16h30 - início da sessão destinada à eleição da Mesa

Os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.

Justiça bloqueia bens de 40 presos por depredação em atos golpistas

 

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou hoje (30) bloqueio dos bens de 40 pessoas presas em flagrante pela depredação dos prédios dos Três Poderes durante os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. A decisão atende ação apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU). O bloqueio ocorrerá sobre imóveis, veículos e contas bancárias.

Nos pedido, a AGU argumenta que os participantes dos atos, suspeitos de financiarem os atos ou que depredaram, devem arcar com prejuízo causado ao patrimônio público, estimado em R$ 18,5 milhões. Na decisão, o juiz federal Francisco Alexandre Ribeiro afirma que a União demonstrou que há “fortes indícios, portanto, de que os referidos réus tenham participado dos atos e das manifestações antidemocráticas que culminaram na invasão e na depredação multitudinária das sedes oficiais dos Três Poderes da República, razão por que é absolutamente plausível a tese da União de que eles concorreram para a consecução dos vultosos danos ao patrimônio público, sendo passíveis, portanto, da bastante responsabilização civil, nos termos dos artigos 186, 927 e 942 do Código Civil”.

Bolsonaro pede visto de turista de seis meses nos Estados Unidos para prolongar a "fuga"

Líder dos atos terroristas de 8 de janeiro, ele teme ser preso e quer permancer fora do Brasil; informação foi obtida em primeira mão pelo Financial Times

Jair Bolsonaro e a matéria sobre ele no Financial Times ('Jair Bolsonaro busca visto estadunidense de turista de seis meses para estender estadia na Flórida') (Foto: Reuters | Reprodução)


Jair Bolsonaro solicitou um visto de turista com duração de seis meses para continuar nos Estados Unidos, à medida que o cerco aos idealizadores do 8/1 se fecha, informa o jornal inglês Financial Times nesta segunda-feira (30). 

Segundo o advogado do ex-chefe do Executivo, Felipe Alexandre, as autoridades estadunidenses receberam a documentação relevante na última sexta-feira (27). Ele aconselhou Bolsonaro a não deixar os EUA durante o processo de análise de concessão do visto, que pode durar meses.

Lula recebe chanceler alemão, Olaf Scholz, no Palácio do Planalto (vídeos)

 O Palácio ainda tem muitas marcas do terrorismo bolsonarista do 8/1

Lula e Scholz ao entrar no Palácio do Planalto (Foto: Reprodução/vídeo)

O presidente Lula recebeu o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, no Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (30). Essa é a primeira visita de um chefe de estado ou de governo ao país desde o início do governo Lula, em 1º de janeiro. 

Lula discursará na reabertura do Judiciário em STF destruído por bolsonaristas

 Os servidores da Corte correm contra o relógio para garantir que as obras danificadas voltem para seus locais originais

Lula e ministros do STF (Foto: STF)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursará na quarta-feira (1º) durante a cerimônia de abertura do ano do Judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF), informa O Globo.

A cerimônia marcará a reabertura do plenário do STF, destruído por terroristas bolsonaristas nos atos do 8/1. Os servidores da Corte correm contra o relógio para garantir que a maioria das obras danificadas tenha voltado para os seus lugares originais na retomada dos trabalhos. 

O discurso presidencial nesse caso não é praxe e quebra o protocolo usual do evento. A expectativa é que o discurso de Lula reforce a importância do respeito à democracia e às instituições. 

Além do presidente Lula e os ministros do STF, devem estar presentes na cerimônia o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, embaixadores, políticos e advogados. 

Fonte: Brasil 247 com informações de O Globo

AGU pede afastamento de servidores envolvidos em terrorismo bolsonarista de Brasília

 Em nota, a Advocacia da União cita uma análise preliminar segundo a qual a participação dos servidores nos atos de vandalismo representa diversas infrações disciplinares

Atos terroristas em Brasília - 08.01.2023 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Agência Brasil - A Advocacia-Geral da União e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos encaminharam, de forma conjunta à Controladoria-Geral da União (CGU), pedido para “imediata instauração de processo administrativo disciplinar” contra servidores federais que tenham participado dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

No documento enviado, a AGU e o ministério informam que a participação de servidores nos atos de 8 de janeiro já está sob análise da CGU, mas afirmam ser “inadmissível a participação de servidores públicos federais em atos de vandalismo e depredação de patrimônio público em manifestação violenta e inconstitucional que prega a supressão do Estado Democrático de Direito”.

Em nota, a AGU diz que uma análise preliminar indica que a participação de servidores nos atos representa “diversas infrações disciplinares”, entre as quais, violação do dever de lealdade para com as instituições, violação de dever de zelo para com a conservação do patrimônio público e violação do dever de manutenção de conduta compatível com a moralidade pública.

“Danos ao patrimônio público configuram crime qualificado contra a administração pública passível da aplicação de penalidade de demissão”, acrescenta a nota ao recomendar à CGU que analise a necessidade de afastamento cautelar dos servidores cuja participação nos atos tenha sido confirmada.

“Além da evidente periculosidade dos agentes, que desdenham por completo o regular funcionamento das instituições, os envolvidos podem, no exercício de suas atribuições diárias, se utilizar de sistemas e de meios postos à disposição de servidores públicos para embaraçar as investigações”, complementa a nota.

Fonte: Brasil 247 com Agência Brasil 

Lula determina combate ao tráfego aéreo e fluvial de garimpo ilegal no território ianomâmi

 Via aérea é a principal rota de acesso aos garimpos ilegais; criminosos, inclusive, já sequestraram pistas de pouso oficiais na região e possuem rotas de tráfego na Venezuela

(Foto: Divulgação | ABR)


 Após a reunião emergencial desta segunda-feira (30) com ministros e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, para balizar medidas de socorro aos ianomâmi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, como uma das ações prioritárias, o bloqueio do tráfego aéreo e fluvial clandestino de garimpeiros no território ianomâmi. A informação é da coluna Maquiavel da Revista Veja.

Presidente da Petrobrás, Prates diz que política de preços de combustíveis é "assunto de governo"

 Jean Paul Prates ainda afirmou que as indicações de novos diretores e conselheiros da Petrobrás deverão ocorrer nesta semana: "estão praticamente definidos"

(Foto: ABR)


Reuters - O novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou nesta segunda-feira que política de preços de combustíveis é um "assunto de governo", sem dar mais detalhes, ao deixar seu primeiro evento público após tomar posse na semana passada.

A declaração foi feita a jornalistas, que pediram para que ele falasse sobre o tema de política de preços.

Show de Leonardo reúne 40 mil pessoas no aniversário de Apucarana

 

Reunindo um público de mais de 40 mil pessoas na Praça Rui Barbosa, o show do cantor Leonardo encerrou as festividades do aniversário de 79 anos de Apucarana no sábado. Em uma noite de clima agradável e sem incidentes na área de segurança, as quase 2 horas de apresentação foram marcadas por muitos momentos de interação do cantor com o público.

Marina acusa Bolsonaro de crime de lesa-pátria e diz que Fundo Amazônia será usado em ações emergenciais para os ianomâmi

 Ministra do Meio Ambiente se reuniu nesta manhã com a ministra da Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha, Svenja Schulze

Marina Silva e Svenja Schulze (Foto: Reprodução)


Reuters - A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse nesta segunda-feira que os recursos do Fundo Amazônia serão utilizados para financiar ações emergenciais de combate à crise humanitária vivida pela etnia indígena yanomami em Roraima, incluindo ações de segurança para expulsar garimpeiros clandestinos da região.


STF volta às atividades após ataque terrorista

 Ministros farão a primeira sessão de 2023 no plenário do STF nesta quarta. Local foi completamente destruído nos atos de 8 de janeiro

(Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar as atividades nesta semana, 22 dias após o ataque terrorista do último dia 8.  Totalmente reformado, o plenário do STF já está pronto para receber a primeira sessão de 2023 nesta quarta-feira (1).  As informações são do Metrópoles.

Prazo para solicitar negociação de débitos inscritos na dívida ativa da União termina nesta terça-feira

 

Reprodução

Nesta terça-feira, 31 de janeiro, termina o prazo para que donos de pequenos negócios, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), façam adesão à negociação de débitos na dívida ativa da União com valores inscritos até R$ 50 milhões. A medida é válida para as empresas do Simples Nacional com créditos inscritos há mais de um ano, na transação do contencioso de pequeno valor ou até 31 de dezembro de 2022, nos demais casos. A transação prevê entrada facilitada, descontos, prazo ampliado de prestações (com valor mínimo de R$ 50) e utilização de precatórios federais.

Alexandre de Moraes defende Luis Felipe Salomão para vaga de Lewandowski no STF

 Ministro do STJ é o "mais preparado" para integrar o Supremo, defende Moraes

Luís Felipe Salomão (Foto: Divulgação)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tem deixado claro nos bastidores que seu favorito para ocupar a vaga que será deixada pelo colega Ricardo Lewandowski na Corte é Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo Bela Megale, do jornal O Globo, ministros do STF dizem que Moraes vê Salomão como o "mais preparado" para assumir a cadeira de Lewandowski, que se aposenta em maio. 

Bolsonarista alvo do STF diz pagar 180 advogados para golpistas presos

 O vídeo, divulgado em grupos bolsonaristas, foi gravado no último dia 23

Oswaldo Eustáquio Filho (Foto: Reprodução)

O militante bolsonarista Oswaldo Eustáquio gravou um vídeo ao lado de Rodrigo Gasparin, outro apoiador de Jair Bolsonaro, para oferecer o pagamento de advogados a golpistas presos por terem participado dos ataques de 8 de janeiro”, informa o jornalista Guilherme Amado em sua coluna no portal Metrópoles. 

Ministro admite uso de R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar estrada que dá acesso à sua fazenda

 Ministro afirma ser "leviano" dizer que a obra beneficiou apenas a sua propriedade, já que a estrada tem 19km de extensão e chega a "inúmeros povoados"

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assume o cargo, em cerimônia no auditório do ministério (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), admitiu ao Estado de S. Paulo ter destinado R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar uma estrada que passa em frente à sua própria fazenda, em Vitorino Freire (MA), denominada Fazenda Alegria. No local, ele também construiu uma pista de pouso e um heliponto para uso pessoal.

Deputados da 20ª Legislatura serão empossados na Assembleia Legislativa do Paraná na quarta-feira (1º)

 

Cerimônia acontece no Plenário na Casa a partir das 14 horas e será transmitida pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo.

Créditos:Sandro Nascimento/Alep

A posse dos 54 deputados estaduais eleitos nas últimas eleições gerais de outubro acontece na próxima quarta-feira (1º), durante uma cerimônia que inicia às 14 horas. A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, marcando o início a 20ª Legislatura da história paranaense (01/02/2023 a 31/01/2027).

Dos 54 parlamentares da atual legislatura, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, a Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de 44,5% para nova legislatura.

Comitiva do Governo chega a Roraima para ouvir lideranças Ianomâmi

Grupo do Ministério dos Direitos Humanos fará diagnóstico da situação

(Foto: Ag. Brasil)

Agência Brasil - A comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania que vai apurar a situação da crise humanitária que atinge o povo Yanomami chegou neste domingo a Roraima.

A secretária executiva do ministério, Rita Oliveira, disse que a expectativa é conseguir fazer um diagnóstico das violações de direitos humanos que estão afetando a população indígena Yanomami. “É um trabalho bastante amplo de diagnóstico fazendo escuta pública da sociedade civil e das lideranças indígenas. E, a partir dessas informações, voltar em um segundo momento para implementar as ações emergenciais que estão sendo planejadas pelo ministério”, afirmou a secretária.

Lula deve se reunir com líderes de ao menos 6 países ainda no 1º semestre

 Lula deve visitar ao menos 3 países nos próximos meses

Lula fala na Cúpula da Celac (Foto: Ricardo Stuckert/Ag. Brasil)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com ao menos seis chefes de governo e de Estado até o fim do primeiro semestre: Emmanuel Macron (França); Joe Biden (Estados Unidos); Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal); Olaf Scholz (Alemanha); Pedro Sánchez (Espanha); e Xi Jinping (China), informa o Metrópoles.

Boulos defende cassação de deputados que apoiaram golpismo e diz esperar apoio integral do PT em 2024

 Deputado mais votado em São Paulo disputará a prefeitura da capital paulista

Guilherme Boulos (Foto: Mídia Ninja)

O deputado federal mais votado em São Paulo, Guilherme Boulos (Psol-SP), defendeu a cassação dos parlamentares que apoiaram os atos golpistas de 8 de janeiro em 2023. "O papel do Parlamento é atuar na cassação dos deputados que estimularam a tentativa de golpe. Discordo de Arthur Lira quando ele minimizou a atuação desses parlamentares. Como essas pessoas que propõem golpe militar podem ficar no Parlamento, que é um dos pilares da democracia? Lutarei para que todos que apoiaram as ações golpistas respondam no Conselho de Ética, sejam punidos, cassados e respondam judicialmente, assim como Bolsonaro. As instituições, o STF, a Polícia Federal, o Ministério Público devem localizar os financiadores, líderes e chefes dos atos golpistas. O que aconteceu no dia 8 deve ser considerado com seriedade. Tivemos uma tentativa de golpe de Estado. Foi o ataque mais duro à democracia desde o fim da ditadura. Isso é gravíssimo. E não pode ter anistia", disse ele, em entrevista à jornalista Cristiane Agostini, do Valor Econômico.

Se voltar ao Brasil, Bolsonaro irá diretamente do aeroporto para o hospital

 Acerto já foi feito entre o líder dos atos terroristas de 8 de janeiro, que tem medo da cadeia, e seu oncologista Antônio Macedo

Jair Bolsonaro e Antônio Luiz Macedo (Foto: ABr | Divulgação)

247 – Jair Bolsonaro, que liderou os atos terroristas de 8 de janeiro de 2023, irá diretamente do Aeroporto de Guarulhos para o hospital Vila Nova Star, caso regresse ao Brasil. O acerto já foi feito entre ele e o médico oncologista Antônio Macedo. Sempre que se vê em apuros, Bolsonaro se interna para supostamente tratar sequelas do evento ocorrido com ele em Juiz de Fora, no dia 6 de setembro de 2018.