A entidade é formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela e atua com programas ligados ao meio ambiente, indígena, saúde, ciência e tecnologia
A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) assume o comando da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), entidade que reúne oito países da região.
Ela foi eleita para um mandato de três anos em reunião realizada em 23 de novembro e toma posse em 1º de fevereiro como diretora executiva, substituindo o diplomata Carlos Lazary, que ocupa o cargo desde 2019 e já foi embaixador do Brasil no Peru e no Equador.
Fundada em 1995, a OTCA é formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A entidade atua com programas e atividades ligados ao meio ambiente, questão indígena, saúde, ciência e tecnologia, entre outros.
A organização possui uma Secretaria-Geral, que é auxiliada por dois diretores, executivo e administrativo. Em agosto, o Brasil sediou uma cúpula da OTCA em Belém (PA).
A ex-senadora é farmacêutica e foi deputada federal por três mandatos. Sua trajetória foi marcada pela luta em defesa da democracia, com atuação combativa contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário