sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

SpaceX lança ao espaço espaçonave secreta para Exército dos EUA (VÍDEOS)

 Empresa de Elon Musk lançou uma aeronave não tripulada da Força Espacial dos EUA, cujo objetivo deve ser o teste de "futuras tecnologias de conscientização do domínio espacial"

(Foto: THOM BAUR/REUTERS)

Sputnik - Um foguete Falcon Heavy, produzido pela empresa SpaceX, colocou em órbita um avião espacial não tripulado X-37B da Força Espacial dos EUA, e a transmissão foi realizada no site da empresa americana.

O lançamento foi feito a partir do aeródromo no Centro Espacial Kennedy na quinta-feira (28), às 20h07 no horário local (22h07 no horário de Brasília). Trata-se do primeiro lançamento a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX, o mais potente da empresa do bilionário Elon Musk. Ele é capaz de transportar cargas úteis ainda mais pesadas do que o X-37B para o espaço, possivelmente para a órbita geossíncrona, a mais de 35.000 km acima da Terra.


Também chamado de Veículo de Teste Orbital, a espaçonave é fabricada pela montadora norte-americana Boeing, tem o tamanho aproximado de um pequeno ônibus, e foi construída para transportar várias cargas úteis e realizar experimentos tecnológicos em voos orbitais. O veículo previamente se limitava a voos em órbita terrestre baixa, em altitudes abaixo de 2.000 km.

A duração planejada da missão não foi divulgada, mas o histórico dos voos aponta para que ocorrerá até junho de 2026 ou mais tarde. Ao final de sua missão, a nave desce de volta à atmosfera para pousar em uma pista semelhante à de um avião.

O Pentágono não informou a que altitude o avião espacial voará desta vez. No entanto, em novembro o Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea dos EUA disse que a missão, designada pela Força Espacial como USSF-52, envolveria testes de "novos regimes orbitais, experimentando futuras tecnologias de conscientização do domínio espacial".

Desde 2010, o Pentágono vem realizando experimentos secretos em órbita com o Boeing X-37B. Grande parte do projeto permanece secreta. Especula-se que as cargas úteis experimentais de reconhecimento e comunicação sejam uma parte importante do programa.

Fonte: Brasil 247 com Sputnik


Nenhum comentário:

Postar um comentário