domingo, 17 de dezembro de 2023

Seis aliados do senador Cid Gomes deixam o PDT e se filiam ao PT em evento realizado em Fortaleza



 O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e cinco prefeitos representam a primeira parcela do grupo do senador Cid Gomes a de fato deixar o PDT e a definir seu destino partidário. Seis dos 14 aliados do senador se filiaram ao PT na manhã deste domingo em evento em Fortaleza. A movimentação ocorre após o grupo ter travado uma disputa interna com a ala do ex-governador Ciro Gomes.

Na segunda-feira, Cid relatou ter ficado “frustrado” com a decisão de Evandro Leitão. Isto porque o senador ainda não decidiu qual partido quer que seus aliados migrem. Nesta segunda-feira, sua ala volta a se reunir em encontro que deve culminar neste desfecho:


— O fato do Evandro já ter se antecipado, ter definido um caminho, frustra em boa parte aquilo que estou dizendo. Espero que seja só ele, caso isolado, e que nós outros decidamos coletivamente — disse Cid à imprensa.


O desconforto não impediu que Evandro Leitão se filiasse neste domingo, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do estado, Elmano de Freitas. Outros cinco prefeitos acompanharam o presidente da Assembleia. São eles: Kennedy Aquino (Uruoca), Aníbal Filho (Granja), Sebastiãozinho (Chaval ), Dr. Guilherme ( Barbalha) e Laís Nunes (Icó).



Inicialmente, o PT era a sigla tida como preferida pelo senador, mas dirigentes e filiados estaduais da legenda afirmaram que não há espaço para acomodar todos os aliados do parlamentar. Ao GLOBO, o líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o assunto está encerrado:


— Não existe possibilidade de filiação. Essa conversa está fora.

Pedetista e também de saída, o deputado federal Eduardo Bismarck também disse que uma filiação ao PT também enfrenta resistência no grupo de Cid:


— Há muita dificuldade porque não contemplaria todo mundo. Temos prefeitos que, apesar de fazerem parte da base de Elmano (de Freitas, governador), estão em lados opostos ao PT nos municípios no que diz respeito às candidaturas do ano que vem.


Fonte: Agenda do Poder com informações de O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário