Presidente venezuelano diz que britânicos roubaram e desapropriaram a Venezuela do território de Essequibo
No momento em que o ministro britânico para as Américas, David Rutley se encontra na Guiana, o presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou que o costume dos antigos impérios, é considerar que são donos de suas antigas colônias", informa o Correo del Orinoco
Foram eles que “roubaram e desapropriaram fraudulentamente a Venezuela da nossa Guiana Essequiba, queriam chegar ao Orinoco, esse era o seu objetivo. “Então o decadente império britânico, desaparecido como está, põe as mãos sujas num assunto que não lhe diz respeito”, denunciou o presidente durante o seu programa Con Maduro+, e fez a exigência de que o Reino Unido tire as mãos da América Latina e do Caribe.
Na segunda-feira (18), o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, também denunciou que o Reino Unido insiste em intervir na controvérsia territorial entre a Venezuela e a Guiana, ao tomar conhecimento da visita àquele país do ministro britânico para as Américas.
Por meio de sua conta na rede social “X”, Gil destacou: “O ex-império, invasor e escravista, que ocupou ilegalmente o território da Guiana Essequiba e agiu de forma tortuosa e sorrateira contra os interesses da Venezuela, insiste em intervir numa controvérsia territorial que eles próprios geraram”.
Nesta linha, o representante da diplomacia venezuelana sustentou que a controvérsia “será resolvida diretamente entre as partes. A única ação válida do Reino Unido será o reconhecimento da sua responsabilidade perante o direito internacional e as obrigações derivadas do Acordo de Genebra de 1966.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário