segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Prisão em Santa Catarina é patrulhada por gansos em vez de cachorros


Gansos em espaço verde entre a cerca interna da prisão em Santa Catarina e o muro externo principal. Foto: Anderson Coelho/Reuters

 Um presídio na cidade de São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina, passou a utilizar gansos, em vez de cachorros, para fazer o patrulhamento e garantir que os detentos não escapem. As aves, apelidadas “agentes gansos”, ficam em um espaço verde entre a cerca interna da prisão e o muro externo principal.

Segundo a direção da prisão, a vigilância dos gansos os torna excelentes animais de guarda, até melhores do que os cães. “Nós temos a vigilância eletrônica, a vigilância física, por meio dos policiais penais na muralha, e por último a vigilância dos gansos, no caso, que substituíram os cachorros”, disse para a Folha de S. Paulo o diretor da penitenciária, Marco Roberto de Souza.


Os animais são liderados por Piu-Piu, que os conduz em suas vigilâncias. Quando os agentes chamam seu nome, ele emite um som característico. Souza disse que cuidar do bando de gansos é mais econômico do que criar cães e que a localização tranquila da prisão a torna uma opção viável para sua instalação.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário