A pesquisa mostra que os resultados já estavam em queda desde o último ano da pesquisa, em 2018
Segundo dados divulgados hoje (5), pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), mais de 70% dos estudantes brasileiros não atingiram o patamar mínimo de aprendizagem em Matemática indicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ciências e Leitura também obtiveram níveis abaixo da média.
A pesquisa leva em conta os dados de 2022, tendo como umas das consequências das baixas a pandemia da Covid-19. Contudo, dados das pesquisas de 2018 revelam que os desempenhos em Leitura e Ciências já estavam em baixa muito antes do início da pandemia.
Ao todo, no ranking de Matemática e Ciências, o Brasil ficou entre os 20 piores países do mundo, já em Leitura, o país está entre os 30 com níveis mais baixos. A porcentagem completa foi de: 73% não alcançaram o patamar mínimo em Matemática; 50% em Leitura e 55% em relação ao patamar mínimo em Ciências.
O relatório também apontou que 27% dos estudantes entrevistados dizem se sentirem solitários no ambiente escolar, tendo um aumento de 5% em comparação à última pesquisa, realizada em 2018. Nos dados referentes ao bullying, 11% afirmam já terem sido alvos com frequência de alguma intimidação. O percentual deste último fator é maior com meninos, com 26% afirmando já terem passado por alguma intimidação, enquanto 22% das meninas dizem terem sido alvo de alguma ofensa na escola.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário