Segundo aliados, o presidente Lula não pensará duas vezes em subir o tom contra uma eventual ofensiva venezuelana para anexar o território de Essequibo, localizado na Guiana
Aliados e interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmam que ele não apoiará “nenhuma aventura” da Venezuela em relação à anexação do território de Essequibo, área rica em petróleo e minérios localizada na Guiana. "O governo Lula não vai apoiar nenhuma aventura, disso você pode ter certeza. Mais: o Maduro [Nicolás Maduro, presidente da Venezuela] sabe disso”, disse um diplomata à coluna da jornalista Daniela Lima, do G1.
Ainda conforme a reportagem, integrantes do grupo que assessora Lula teriam alertado o presidente venezuelano sobre o ”risco de perder o controle da situação” às vésperas da eleição presidencial naquele país.
O ex-ministro das Relações Exteriores e assessor de Lula, Celso Amorim, teria alertado Maduro sobre os perigos dessa abordagem, destacando que a iniciativa poderia mergulhar o país em profunda incerteza, ficando vulnerável a fatalidades externas ou conflitos nas regiões de fronteira.
Ainda de acordo com a reportagem, “segundo esses aliados, Lula não pensará duas vezes em subir o tom contra uma eventual ofensiva de Maduro, se ele avançar o sinal para além da retórica”.
Fonte: Brasil 247 com informação da coluna da jornalista Daniela Lima, do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário