Polícia Federal desvenda conexão estrangeira em investigação sobre invasão do perfil da primeira-dama
A Polícia Federal avançou nas investigações relacionadas ao ataque hacker ao perfil da primeira-dama Janja da Silva. Um dos investigados, João Vitor Corrêa Ferreira, 25 anos, teve sua casa em Ribeirão das Neves (MG) alvo de busca e apreensão na última terça-feira (12). Durante a ação, autoridades descobriram que a conexão de internet utilizada por Ferreira estava vinculada à Albânia, destaca o jornal O Globo.
O uso de uma VPN (rede privada virtual) conectada a esse país do leste europeu dificulta a rastreabilidade do computador, tornando anônima a localização e o tráfego de dados. Em depoimento à PF, Ferreira negou envolvimento direto na invasão do perfil de Janja, mas admitiu conhecer o menor de idade que reivindicou a autoria do ataque.
A hipótese investigada pela PF é de que ambos possam ter agido em conjunto. Ferreira admitiu possuir um perfil com postagens controversas nas redes sociais, alegando ter sido alvo de ameaças por parte de seguidores. Sua justificativa para o uso da VPN incluiu evitar anúncios em jogos online e resguardar sua identidade devido a essa exposição negativa.
Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário