domingo, 10 de dezembro de 2023

Gleisi rebate e dá aula de economia a colunista da Folha que acusou PT de sabotar Haddad

 "O PT tem vida, debate disputa ideias e o faz com respeito!", manifestou Gleisi após, em conferência do PT, Haddad e petistas divergirem quanto ao déficit primário do país

Gleisi Hoffmann (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), rebateu texto publicado pelo jornalista Vinicius Torres Freire na Folha de S. Paulo neste sábado (9), intitulado "Se puder, PT pega, mata e come Haddad". Isto porque em conferência do PT, partidários - como a própria Gleisi - e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), divergiram quanto à meta de déficit primário para o país. "O PT pendurou Fernando Haddad em um poste e o malhou feito um Judas. Faltou chamá-lo de traidor", escreveu Freire.

Gleisi esclareceu que o PT "debate e disputa ideias e o faz com respeito!". "Os liberais e conservadores realmente desconhecem o PT, por isso não entendem como resistiu a tanta pressão e, julgado morto por muitos, chegou novamente com Lula à presidência da República. Esse é o caso do colunista Vinicius Torres Freire hoje na Folha. Trata nossos debates internos sobre economia com o ministro Fernando Haddad como uma afronta a ele. O PT tem vida, debate disputa ideias e o faz com respeito!".


"Carcará senhor Vinicius Torres Freire é o Banco Central que mantém uma queda a conta gotas dos juros mesmo com inflação controlada e pressupostos macroeconômicos sólidos no nosso país. Carcará é uma parte obtusa do mercado e seus porta-vozes que pressionam o governo por uma política fiscal restritiva em um país que precisa de investimentos públicos para induzir o privado. Carcará são os que plantam calote da dívida pública quando sabem que isso é impossível! Não temos mais dívida externa, temos reservas internacionais e nossa dívida bruta interna está bem controlada. Estaria melhor não fosse os juros", acrescentou.

Na sequência da postagem feita neste domingo (10) no X, antigo Twitter, Gleisi explica que não defende o déficit nas contas públicas, mas vê os investimentos públicos como o melhor caminho para o crescimento econômico. "Menos, senhor Vinicius! Não defendemos déficit nas contas públicas. Defendemos investimentos públicos grandes e disponibilização de renda para o povo. Isso gera crescimento econômico. Se para chegarmos a isso precisar fazer déficit não vemos problemas, temos déficit desde 2016, e o país não desestabilizou. Não cresceu também, porque o dinheiro público não foi para investimentos e renda, ao contrário do governo Lula. Aliás, o senhor dizia que a PEC da transição daria errado para o Brasil! Ela, junto com o crescimento da agricultura, triplicou o crescimento do PIB previsto pelo mercado que o senhor vocaliza. É isso que o senhor quer parar?!. Por último, fica com a mensagem do ex-economista chefe do FMI, acho que pode clarear suas idéias: 'hoje a maioria dos países avançados registra déficits primários. Elimina-los seria provavelmente catastrófico, pois levaria a graves recessões e provavelmente à ascensão de partidos populistas'".

A parlamentar ainda enviou um recado a Haddad, afastando as alegações do jornalista sobre uma briga entre o ministro e lideranças petistas. "Gostaria de agradecer, mais uma vez, ao ministro Fernando Haddad, que com seu espírito democrático não se furtou ao debate, como sempre, e foi conversar com seu partido apesar das divergências. É assim que fortalecemos a democracia!".

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário