A Fifa havia anunciado a ampliação do Mundial de Clubes neste ano e votou unanimemente para que os Estados Unidos fossem os anfitriões da primeira edição do evento
(Reuters) - O renovado Mundial de Clubes da Fifa, planejado para 2025 e que contará com 32 equipes, será disputado de 15 de junho a 13 de julho, enquanto uma nova Copa Intercontinental será disputada anualmente a partir do próximo ano, disse Gianni Infantino, presidente da entidade máxima do futebol mundial, neste domingo.
O anúncio atraiu críticas do sindicato global de jogadores FIFPro, que disse que a decisão de adicionar um Mundial de Clubes maior no final da temporada europeia demonstrou "falta de consideração" pela saúde física e mental dos jogadores.
A Fifa havia anunciado a ampliação do Mundial de Clubes neste ano e votou unanimemente para que os Estados Unidos fossem os anfitriões da primeira edição do evento.
O Conselho se reuniu em Jeddah, na Arábia Saudita, para ratificar as datas do Mundial de Clubes e também confirmou que a Copa Intercontinental do ano que vem terá o vencedor da Liga dos Campeões da Uefa jogando contra uma equipe que passou pelos playoffs intercontinentais.
Os playoffs da Copa Intercontinental serão disputados em dezembro de 2024, seguidos pela final em 18 de dezembro.
"O torneio termina com uma final em um local neutro entre o vencedor da Liga dos Campeões e o vencedor de um playoff intercontinental entre os clubes das outras confederações", disse Infantino.
A edição de 2025 do Mundial de Clubes, que será realizada a cada quatro anos, terá oito grupos de quatro, com as duas melhores equipes de cada grupo passando para a fase eliminatória - o mesmo formato da Copa do Mundo.
A versão atual do Mundial de Clubes da Fifa, uma competição anual com sete equipes, será descontinuada depois que o torneio for sediado na Arábia Saudita.
No formato atual, os campeões europeus e sul-americanos entram no torneio na fase semifinal, enquanto os campeões das outras confederações passam por rodadas anteriores.
Fonte: Brasil 247 com Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário