terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Ex-assessor apresenta nova denúncia contra Janones

 Fabrício Ferreira de Oliveira envolve o deputado em um alegado esquema milionário envolvendo shows promovidos com dinheiro público, sem licitação, em seu reduto eleitoral

André Janones (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Em meio às investigações sobre a suposta prática de "rachadinha", o deputado federal André Janones (Avante-MG) recebeu novas acusações de irregularidades por parte de seu ex-assessor Fabrício Ferreira de Oliveira, desta vez ligadas a alegados esquemas milionários envolvendo shows promovidos com dinheiro público, sem licitação, em seu reduto eleitoral, Ituiutaba, no interior de Minas Gerais, informa o Metrópoles.


O ex-assessor colaborou com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) na abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o parlamentar. Oliveira alega que Janones estaria envolvido em irregularidades relacionadas a eventos que contaram com a participação de artistas renomados, como Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, DJ Alok, Zezé Di Camargo & Luciano e Simone.

De acordo com Oliveira, a prefeitura de Ituiutaba, comandada por Leandra Guedes, ex-assessora e ex-namorada de Janones, teria contratado atrações musicais por valores milionários, utilizando emendas parlamentares destinadas pelo deputado, sem transparência e com indícios de desvio de erário público.

O ex-assessor ainda aponta que um grupo privado ligado ao deputado teria lucrado com a venda de ingressos e bebidas em megaeventos organizados pela prefeitura. Segundo Oliveira, metade do espaço para assistir aos shows era gratuito, enquanto a outra metade, que deveria ser destinada ao público pagante, era comercializada irregularmente.

Os valores destinados por Janones a Ituiutaba chamam a atenção. Ao longo dos últimos quatro anos, foram R$ 58,4 milhões em emendas parlamentares que contribuíram para a realização de eventos badalados na cidade. Notavelmente, 76% das emendas do parlamentar foram direcionadas a Ituiutaba, que possui pouco mais de 100 mil habitantes. O mecanismo utilizado por Janones, conhecido como "emenda Pix", também está sob escrutínio.

A Prefeitura de Ituiutaba ainda não apresentou prestação de contas sobre o uso da emenda Pix. A alegação é de que os recursos ainda não foram 100% executados, mas a plataforma permite apresentar planejamento e prestações de contas parciais.

Em 2022, questionado sobre a destinação de valores milionários para a realização de shows, Janones afirmou: “as pessoas têm direito de se divertir, elas têm direito a lazer, têm direito a entretenimento. O pobre quer ter prazer, quer ter diversão igual a gente. Parece uma coisa meio óbvia, talvez até populista, mas pobre é gente. Ele quer se divertir".

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário