terça-feira, 26 de dezembro de 2023

EUA abatem 12 drones Houthi, 3 mísseis balísticos e 2 mísseis no Mar Vermelho

 Movimento rebelde Houthi, do Iêmen, intensificou seus ataques a navios de carga que acredita estarem ligados a Israel

O porta-aviões da Marinha dos EUA USS Dwight D. Eisenhower (Foto: US Navy/Reuters)

As Forças Armadas dos Estados Unidos interceptaram e neutralizaram um ataque de 12 drones, 3 mísseis balísticos anti-navio e 2 mísseis de cruzeiro lançados pelos rebeldes Houthi, do Iêmen, no sul do Mar Vermelho nas últimas 10 horas, informou o Comando Central em uma postagem nas redes sociais nesta terça-feira (26). 

"Ativos dos EUA, incluindo o USS LABOON (DDG 58) e os Super Hornets F/A-18 do Grupo de Ataque do Porta-Aviões Eisenhower, abateram doze drones de ataque unidirecionais, três mísseis balísticos anti-navio e dois mísseis de cruzeiro de ataque terrestre no sul do Mar Vermelho que foram disparados pelos Houthis em um período de 10 horas que começou aproximadamente às 6:30 da manhã (horário de Sanaa) em 26 de dezembro. Não houve danos aos navios na área ou feridos relatados", disse a postagem na rede social X. 


Após o conflito armado entre Israel e o movimento palestino Hamas se intensificar em outubro, o movimento rebelde do Iêmen Ansar Allah, também conhecido como Houthis, intensificou seus ataques a navios de carga que acredita estarem ligados a Israel no Mar Vermelho e no Mar Arábico, prometendo continuar os ataques até que Israel encerre suas ações militares na Faixa de Gaza. 

Na semana passada, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou a criação de uma operação multinacional para garantir a segurança do Mar Vermelho em meio ao aumento dos ataques dos Houthis a navios de carga. Ele declarou que o Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega, Seicheles e Espanha participarão da missão. Os Houthis, por sua vez, prometeram atacar quaisquer navios que se juntem à coalizão marítima liderada pelos EUA. 

Fonte: Brasil 247 com informações da  Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário