Ministro também afirmou que o presidente argentino reconheceu a importância da relação com o Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que há possibilidade de um encontro entre o presidente Lula e o novo presidente argentino, o ultraliberal de extrema direita Javier Milei, em 2024.
O chanceler, em entrevista a Guilherme Amado, do portal Metrópoles, não indicou quando o encontro poderia acontecer: "Sim, pode acontecer [um encontro]. Aliás, eles se encontrarão se ambos forem à cúpula do Mercosul no fim de junho, em Assunção, que agora a presidência está com o Paraguai. Pode ser antes, depende, encontros de chefes de Estado são sempre negociados e acertados com antecedência, nunca é uma coisa ocasional".
Ele também relatou que o encontro que teve com Milei durante a posse do presidente foi positivo, e que o argentino reconheceu a importância da relação com o Brasil:
"[O encontro] foi muito bom, estive duas vezes com ele. Logo depois que ele voltou do Congresso para a Casa Rosada, ele me recebeu, antes de qualquer outro visitante estrangeiro, chefe de Estado. Tivemos uma conversa rápida, mas muito cordial, em que ele disse também que a relação da Argentina com o Brasil é muito importante, fundamental, e que ele quer manter essa relação no mais alto nível, com todo o entendimento e transparência dos dois lados, porque é indispensável para a Argentina e para o Brasil termos um bom relacionamento".
Milei é um defensor da dolarização da economia e de uma política externa voltada para Israel e os Estados Unidos. Ele também disse ser contra a adesão ao BRICS e a cooperação com o Brasil, Rússia e China.
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário