terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Dino procura oposição para negociar sabatina sem agressões na CCJ do Senado

 Objetivo principal não é necessariamente converter votos, mas sim criar um ambiente mais propício e harmonioso para a sessão do colegiado que será realizada nesta quarta

Flávio Dino (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, e seus apoiadores intensificaram os esforços de diálogo com figuras da oposição contrárias à sua indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com reportagem do jornal O Globo, o objetivo principal dessas articulações não é necessariamente converter votos, considerada uma tarefa árdua com alguns parlamentares, mas sim criar um ambiente mais propício e harmonioso para a sessão do colegiado que será realizada nesta quarta-feira (13).

Até o momento, nove dos 27 membros da CCJ optaram por não declarar publicamente seus votos, enquanto seis manifestaram-se contra a indicação de Dino e 12 a favor. No universo dos 81 senadores, 35 se mantêm indecisos, 21 declaram voto contrário e 25 estão a favor da chegada do ministro ao STF.


Dino e seus aliados concentraram esforços nos blocos de senadores indecisos ou contrários à indicação. Ainda de acordo com a reportagem, enviados de Flávio Dino buscaram contato com o líder do PL, Carlos Portinho (RJ), durante o fim de semana, embora o encontro não tenha se concretizado. Portinho é aliado do Presidente Jair Bolsonaro. Outro alvo das negociações é o senador Sergio Moro (União-PR), opositor ferrenho que ainda não revelou sua posição.

De acordo com fontes próximas ao indicado ao Supremo, esses contatos visam amenizar os possíveis embates durante a sabatina na CCJ. O presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União-AP), é um dos nomes engajados em favor de Flávio Dino.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário