A metade deste mês marcará a entrada de uma massa de ar quente nos estados do Centro-Sul do país. Temperaturas poderão ultrapassar os 40ºC
Uma onda de "calor muito intensa" está prestes a atingir diversos estados brasileiros das regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, alerta a MetSul Meteorologia. Especialistas preveem que as temperaturas poderão ultrapassar os 40ºC, alcançando valores muito acima da média histórica de dezembro.
De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, a metade deste mês marcará a entrada de uma massa de ar muito quente nos estados do Centro-Sul do país. Essa condição climática fará com que as temperaturas disparem, atingindo valores extremos, inclusive ao redor e acima dos 40ºC. A explicação para esse fenômeno está na instalação de uma massa de ar muito quente sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, expandindo-se para o Centro-Oeste e o Sul do Brasil.
O Centro-Oeste, que normalmente vivencia o período mais quente durante a primavera, experimentará um aumento significativo de temperatura entre o final desta semana e o início da próxima. Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem registrar temperaturas mais comuns nos períodos mais quentes da primavera do que em dezembro, com máximas chegando à casa dos 40ºC. A MetSul Meteorologia ressalta que, mesmo em São Paulo, onde geralmente a chuva evita temperaturas muito altas nesta época do ano, a tendência é de dias mais quentes nas próximas semanas. No Sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul, a previsão é de que as temperaturas subam acentuadamente a partir da sexta-feira. "A sexta e o próximo fim de semana devem ser muito quentes no estado gaúcho com noites de temperatura alta e tardes de excessivo calor", destaca a MetSul. Cidades da região Sul podem registrar máximas entre 35ºC e 40ºC, com a possibilidade de alguns registros localizados acima de 40ºC. A Grande Porto Alegre e os vales são apontados como locais onde as máximas podem atingir 37ºC a 39ºC em vários municípios, com máximas localmente superiores.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário