quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Datafolha: regime democrático tem o apoio de 74% dos brasileiros


Pesquisa Datafolha revela que 74% dos brasileiros apoiam o regime democrático e o consideram a melhor opção para o país. Apesar do patamar elevado, esse resultado mostra um recuo em relação ao levantamento anterior, quando 79% disseram apoiar a democracia. A pesquisa atual foi realizada no dia 5 deste mês, com 2.004 pessoas em 135 cidades.

Segundo o instituto, subiu de 11% para 15% o número de pessoas para as quais tanto faz se o país é uma democracia ou uma ditadura, enquanto oscilou positivamente de 5% para 7% a taxa daqueles que consideram um regime ditatorial aceitável sob certas circunstâncias.


Este ano foi marcado em seu início por ataques de bolsonaristas às sedes dos três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro. Além disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi punido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a perda de seus direitos políticos até 2030, tornando-se inelegível nesse período. Ele foi punido por ataques ao sistema eleitoral em reunião com embaixadores.


O apoio à democracia é aferido desde setembro de 1989 pelo Datafolha, que incluiu a questão em 29 pesquisas desde então. A partir de junho de 2020, o apoio nunca foi mais baixo de 70%, tendo chegado ao máximo histórico de 79% em outubro do ano passado.


A adesão ao regime democrático tem correlação com a renda e a instrução dos entrevistados.


Enquanto 61% dos que estudaram até o fundamental apoiam a democracia, 89% dos que têm curso superior dizem apoiar o regime. Igualmente, o apoio é de 67% entre quem ganha até 2 salários mínimos e de 88% entre os que ganham mensalmente mais de 5 salários.


Homens (78%) apoiam mais a democracia do que mulheres (69%), e são mais indiferentes ao regime de governo os menos instruídos (23%) e os mais pobres (20%).


Fonte: Agenda do Poder com informações da Folha de S.Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário