Mais de um ano após as eleições presidenciais, a polarização política segue forte no país. Segundo o instituto Datafolha, 30% dos brasileiros dizem ser petistas convictos e 25% se declaram bolsonaristas. Os números são próximos do que foi registrado em dezembro de 2022, quando as taxas eram de 32% e 25%, respectivamente.
No período, o Datafolha fez perguntas sobre como os brasileiros se definem outras três vezes e em todas elas a flutuação dos números foi mínima, dentro da margem de erro. O questionário estabelece uma escala de 1 (bolsonaristas) a 5 (petista).
Entre os níveis intermediários, 10% se dizem mais simpáticos ao PT, número que era de 9% há um ano. Do outro lado, os que se veem mais próximos do ex-presidente são 7%, taxa que permaneceu no período. O número de eleitores que se declara neutro oscilou de 20% no ano passado para 21% no levantamento mais recente.
Os que rejeitam todas as posições eram 5% em 2022 e o valor é o mesmo na pesquisa mais recente. Houve um acréscimo no número na medição de junho deste ano, quando a taxa foi a 8%.
Os que declaram maior identificação com o bolsonarismo são sulistas (35%) e evangélicos (34%). Já os que se dizem mais petistas são moradores do Nordeste (51%). Entre o eleitorado que se declara neutro, a maior parcela tem 34 anos (49%), é do sexo masculino (57%) e mora no Sudeste (49%).
O levantamento mais recente foi feito no dia 5 de dezembro e entrevistou 2.004 pessoas em 135 cidades do Brasil.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário