Presidente do colegiado deve sortear três nomes para relatar procedimento; PL pede perda do mandato do parlamentar após denúncias feitas por assessores e ex-assessores
O Conselho de Ética da Câmara deve instaurar nesta quarta-feira (13) o processo contra o deputado André Janones (Avante-MG) por suspeita de rachadinha em seu gabinete parlamentar.
De acordo com G1, a sessão está marcada para às 11h e a instauração do processo foi confirmada pelo presidente do Conselho, deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA) à reportagem.
O pedido foi feito pelo PL, maior bancada da Câmara e partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que pede a perda do mandato de Janones por quebra de decoro parlamentar a partir da suspeita.
Saiba mais - Em meio às investigações sobre a suposta prática de "rachadinha", o deputado federal André Janones (Avante-MG) recebeu novas acusações de irregularidades por parte de seu ex-assessor Fabrício Ferreira de Oliveira, desta vez ligadas a alegados esquemas milionários envolvendo shows promovidos com dinheiro público, sem licitação, em seu reduto eleitoral, Ituiutaba, no interior de Minas Gerais, informa o Metrópoles.
O ex-assessor colaborou com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) na abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o parlamentar. Oliveira alega que Janones estaria envolvido em irregularidades relacionadas a eventos que contaram com a participação de artistas renomados, como Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, DJ Alok, Zezé Di Camargo & Luciano e Simone.
De acordo com Oliveira, a prefeitura de Ituiutaba, comandada por Leandra Guedes, ex-assessora e ex-namorada de Janones, teria contratado atrações musicais por valores milionários, utilizando emendas parlamentares destinadas pelo deputado, sem transparência e com indícios de desvio de erário público.
Fonte: Brasil 247 com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário