O grupo, que voltaria ao Brasil na operação de repatriação concluída nesta madrugada, teve a saída barrada por motivos desconhecidos
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, está buscando uma solução diplomática junto ao chanceler israelense, Eli Cohen, para permitir que um grupo de 24 brasileiros e parentes deixem a Faixa de Gaza. Sete dos barrados são brasileiros e pais de família, resultando no impedimento de seus núcleos familiares inteiros de embarcar, informa Camila Bomfim, do g1.
A operação de repatriação, que visava retirar 102 pessoas, foi concluída na madrugada desta segunda-feira (11), mas apenas 48 pessoas conseguiram retornar ao Brasil devido aos vetos. O Brasil espera uma resposta de Israel após o pedido de reconsideração dos critérios para a liberação do grupo, cujos motivos para o veto ainda são mantidos em sigilo.
O diálogo entre os chanceleres do Brasil e de Israel ocorreu no sábado (9), e, até o momento, não houve uma resposta oficial. O Itamaraty aguarda uma posição que permita entender os motivos por trás dos vetos e buscar uma solução que possa atender aos interesses das partes envolvidas.
O segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos retirados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil nesta madrugada, desembarcando em Brasília pouco antes das 4h. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que conduziu a operação decolou de Cairo, no Egito, na noite de domingo (10), realizando um voo sem escalas.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário