Na manhã deste sábado (9), o ex-presidente Jair Bolsonaro teve uma reunião com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, uma figura proeminente da extrema direita global. Ambos estão em Buenos Aires para prestigiar a posse do presidente eleito da Argentina, o ultraliberal Javier Milei.
Durante o encontro, Bolsonaro e Orbán discutiram o futuro dos movimentos conservadores ao redor do mundo, e o líder húngaro estendeu um convite ao ex-presidente brasileiro para visitar seu país.
Além de Bolsonaro e Orbán, participaram da reunião o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o advogado Fabio Wajngarten.
Os deputados federais bolsonaristas Eduardo Bolsonaro (PL-S), Daniel de Freitas (PL-SC), Altineu Cortes (PL-RJ) e Bia Kicis (PL-DF) também estiveram no encontro.
Tanto o brasileiro quanto o húngaro registraram os momentos em suas redes sociais. Bolsonaro postou um vídeo com alguns trechos do encontro. Orbán utilizou sua conta no X para postar uma foto com o ex-presidente, a quem se referiu como “bom amigo”. Ele também afirmou que a direita está crescendo não só na Europa, mas em todo mundo.
A chegada de Javier Milei à Casa Rosada tem sido interpretada como um encontro significativo para a direita mundial e um ponto de inflexão para a revitalização do bolsonarismo no Brasil.
Na última sexta (8), Bolsonaro teve um encontro de aproximadamente 40 minutos com Javier Milei e também se encontrou com o ex-presidente argentino Mauricio Macri.
Confira os posts de Bolsonaro e Orbán:
Nenhum comentário:
Postar um comentário