terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Bolsonarista Nikolas Ferreira é condenado em segunda instância por ataque transfóbico contra Duda Salabert

 O TJMG decidiu por unanimidade manter a condenação do deputado bolsonarista

Nikolas Ferreira e Duda Salabert (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados | Reprodução/Facebook)

O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) foi condenado em segunda instância, nesta terça-feira (5), em processo movido pela também deputada federal trans Duda Salabert (PDT-MG) por tratá-la com o pronome incorreto.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu por unanimidade manter a condenação de Nikolas Ferreira, porém reduziu o valor da indenização de R$ 80 mil para R$ 30 mil, informou o jornal O Globo. Na decisão de primeira instância, a Justiça enfatizou que o sexo biológico e a identidade de gênero são conceitos distintos e sublinhou a importância do respeito à transexualidade.

Em 2020, enquanto ambos eram vereadores rivais em Belo Horizonte, o político bolsonarista mencionou Salabert em uma entrevista utilizando pronomes masculinos. "Eu ainda irei chamá-la de 'ele'. Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é", disse Nikolas Ferreira ao jornal Estado de Minas em novembro de 2020.

Duda Salabert comemorou a decisão judicial em sua conta no X e brincou dizendo que está esperando o Pix de Nikolas cair em sua conta. "Se não aprendeu em casa, na escola ou na igreja, aprenderá na justiça a respeitar as travestis", escreveu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário