segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Após incêndio matar 9 pessoas em acampamento do MST, ministro promete 'solução' para assentar famílias

 Incêndio no acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas (PA) envolveu a rede elétrica do local

Paulo Teixeira e um ato do MST (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados | Clarice Lissovsky/MST)

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que o governo continuará negociando para proporcionar um assentamento definitivo às cerca de mil famílias que residem no acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas (PA), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), atingido por um incêndio que deixou nove mortos no sábado (9)

"Vamos prosseguir com as negociações em curso para o assentamento dessas famílias. Tivemos ligação com o presidente da Vale semana passada para buscar uma solução para o assentamento dessas famílias. O governo do Pará estará representado e o prefeito de Parauapebas vai acompanhar os trabalhos", disse Teixeira, de acordo com o jornal O Globo


Ainda conforme a reportagem, a presença do ministro no local foi solicitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o enviou para acompanhar de perto a situação. Na manhã seguinte à tragédia, Teixeira participou do velório coletivo em homenagem às vítimas, que perderam a vida durante a instalação de internet pela empresa G5 Internet. O incidente ocorreu quando o equipamento colidiu com fios de alta tensão, desencadeando um incêndio de grandes proporções.

O caso é investigado pela Polícia Civil do Pará e os representantes da empresa de internet deve ser ouvidos nos próximos dias. Em comunicado, a Polícia Científica informou que sete corpos foram identificados e liberados, enquanto os outros dois passarão por exames para identificação, incluindo coleta de DNA. Uma equipe técnica do Governo do Pará foi enviada ao município para oferecer o apoio necessário.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário