quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Réu dos ataques golpistas de 8/1 é flagrado em território indígena invadido

 Daniel de Oliveira Araújo, preso em flagrante no acampamento golpista, em Brasília, foi visto com tornozeleira eletrônica na Terra Indígena Apyterewa

Daniel de Oliveira Araújo (Foto: Reprodução/PF-PA)

Um dos réus participante dos ataques golpistas de 8 de janeiro, foi visto durante uma operação de desintrusão na Terra Indígena Apyterewa (PA), região mais desmatada do país. Daniel de Oliveira Araújo, 31 anos, foi abordado no último dia 12 de novembro, enquanto usava tornozeleira eletrônica e manejava animais na Vila Renascer, uma das ocupações irregulares na terra indígena.

Araújo foi preso em flagrante no dia 9 de janeiro, no acampamento golpista em Brasília. Atualmente, segue em liberdade provisória durante a investigação do seu envolvimento com os crimes de incitação das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa.


Como divulgado pela Folha, foi na noite da última terça-feira (28), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, concedeu uma liminar suspendendo as operações no território Apyterewa. Já foram realizadas 630 vistorias com a desocupação de 473 estruturas.

Até o momento, o STF determinou a retirada de invasores de sete terras indígenas, a decisão teve início em maio de 2021, mas havia sido desrespeitada por Bolsonaro. Somente com o governo Lula que as ações de desintrusão estão sendo executadas.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário