Deputada é acusada de racismo ao comparar palestinos a ratos em meio ao conflito em Gaza
A bancada do Psol na Câmara dos Deputados formalizou uma denúncia ao Conselho de Ética contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) por racismo. A representação foi motivada por uma ilustração postada por Zambelli em suas redes sociais, na qual comparava os palestinos a ratos, destaca o site Congresso em Foco. A publicação ocorreu durante o auge dos confrontos entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza.
A imagem, divulgada no dia 2 de novembro, retratava uma águia com uma bandeira israelense no peito e as cores da bandeira dos Estados Unidos nas asas, caçando um rato com um colete explosivo e com as cores da bandeira palestina no peito. A legenda da imagem continha uma passagem bíblica e foi interpretada como uma alusão ao conflito em Gaza, onde milhares de palestinos foram mortos, em sua maioria mulheres e crianças.
Fernanda Melchionna (Psol-RS), vice-líder do Psol, classificou a publicação como "uma ode ao massacre que ocorre na Faixa de Gaza" e denunciou a presença de "discurso de ódio, xenofobia e racismo". Paula Coradi, presidente do partido, comparou a acusação ao tipo de propaganda usada pela Alemanha Nazista, que frequentemente retratava os judeus como ratos.
A ação do Psol foi apresentada no mesmo dia em que Zambelli acusou os grupos e movimentos políticos que defendem os palestinos de apoiarem o terrorismo. As declarações da deputada foram feitas em seu perfil no X, (antigo Twitter), onde ela afirmou que tais manifestações eram, na verdade, manifestações de cunho nazista, buscando o "extermínio dos judeus".
Fonte: Brasil 247 com informações do site Congresso em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário