quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Lula: 'Romeu Zema não compareceu a reunião alguma com o governo federal' (vídeo)

 O presidente da República fez uma análise sobre as articulações com governadores para a negociação do pagamento das dívidas dos estados brasileiros com a União

Romeu Zema (à esq.) e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Divulgação I Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou Romeu Zema (Novo) nesta terça-feira (21), em Brasília (DF), e afirmou que nunca foi procurado pelo chefe do Executivo mineiro para falar sobre a dívida de R$ 160 bilhões do estado de Minas Gerais com a União. Em seus relatos, o chefe de Estado citou os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Relações Institucionais). 

"Eu ouço o Haddad falar que tem tentado discutir a dívida do Estado com os governadores. É importante lembrar que o governador de Minas Gerais não compareceu a nenhuma reunião, ele mandou vice (Matheus Simões). Mas, da parte do governo federal, eu tenho certeza que Haddad e Rui Costa (ministro da Casa Civil) vão fazer todo esforço para que a gente encontre uma solução amigável", disse Lula, conforme o jornal O Tempo


"A gente não tem interesse de prejudicar nenhum Estado, nós não temos interesse de prejudicar nenhum funcionário público. Temos interesse que todos os Estados cumpram aquilo que está na lei para que a gente possa ver esse País voltar a tranquilidade e a normalidade", complementou o chefe de Estado. 

O governador Romeu Zema confirmou presença em Brasília nesta quarta-feira (22). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o presidente Lula concordou em discutir a federalização de três estatais mineiras para o pagamento de pelo menos uma parte da dívida do estado mineiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário