Grupo de 32 brasileiros cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para comemorar a saída do grupo de 32 brasileiros que estava retido em Gaza. “Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz", postou Lula na rede social X, antigo Twitter.
O grupo de brasileiros acompanhado pelo Governo Federal e que aguardava permissão de autoridades de Egito, Israel e da Autoridade Palestina cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo (12). Duas pessoas estavam na lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação por motivos pessoais. A previsão inicial é que o grupo durma no Egito para descansar e se alimentar. O embarque ao Brasil deverá acontecer somente na segunda-feira (13).
Após cruzar a fronteira, o grupo embarcou em um ônibus fretado pelo Governo Federal. A rota para o Brasil pode envolver uma escala em Cairo, para reabastecimento, ou um trajeto direto de ônibus à capital egípcia, onde dormiriam antes de seguir viagem de avião na segunda-feira. Com partida do Aeroporto do Cairo, estima-se que a viagem terá duração entre 12 e 14 horas.
O avião presidencial brasileiro está preparado no Aeroporto do Cairo, aguardando o grupo que será repatriado, com autorização para decolar até o aeroporto de El Arish. Uma médica oficial da Aeronáutica acompanhará as famílias no voo de retorno ao Brasil.
A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio. Quando a aeronave da Presidência tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário