quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Lindbergh sobre proposta que limita decisões do STF: 'vergonha. É coisa de quem defende golpe de Estado'

 'Só joga água no moinho de quem defende o fechamento da Corte', afirmou o parlamentar

Lindbergh Farias (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou nesta quarta-feira (22) que parlamentares favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para limitar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) querem destruir a democracia brasileira. O petista disse que a PEC estimula bolsonaristas a defenderem um golpe de Estado no Brasil.

"CERCEAR AS DECISÕES DOS MINISTROS DO STF É CERCEAR A DEMOCRACIA. É ruim para a harmonia entre os poderes e é ruim para o Brasil. UMA VERGONHA o Senado aprovar uma matéria que só joga água no moinho de quem defende o fechamento da Corte, gosta de golpe e bate palma pra torturador", escreveu o parlamentar na rede social X, antigo Twitter.


No Senado, o texto recebeu o apoio de 52 senadores (3 a mais que o necessário para aprovação de PEC), e 18 foram contrários. De acordo com a proposta, ministro algum do STF poderá suspender, individualmente, atos do presidente da República, senadores e deputados federais.

Durante a sua gestão (2019-2023), Jair Bolsonaro (PL) tentou passar para a população a mensagem de que o Poder Judiciário atrapalhava o governo. Ele direcionava críticas principalmente ao Supremo. Também defendeu a participação das Forças Armadas na apuração do resultado da eleição presidencial.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, afirmou que o ex-ocupante do Planalto consultou militares para falar sobre como poderia ser aplicado um golpe no Estado no Brasil. No celular do tenente, investigadores encontraram uma minuta do golpe e que previa a decretação de Estado de Sítio.

Este ano (2023), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por acusar sem provas o sistema eleitoral brasileiro de não ter segurança contra fraudes, durante uma reunião dele com embaixadores no ano passado em Brasília (DF).

whatsapp sharing button
facebook sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário