sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Congresso já fala em derrubar veto de Lula sobre fim da desoneração na folha de pagamentos

 Decisão do presidente garantiria mais recursos para o cumprimento da meta fiscal de Haddad

Lula e Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que propunha a desoneração da folha de pagamento em 17 setores da economia gerou uma resposta imediata na Câmara dos Deputados e no Senado. Parlamentares, incluindo líderes partidários, estão se unindo para articular a derrubada do veto na próxima sessão do Congresso Nacional, segundo reportagem do jornal O Globo.

O senador Efraim Filho (União-PB), autor do projeto, expressou sua insatisfação com a decisão do governo de aumentar o custo do emprego, classificando-a como "lamentável e incompreensível". Ele acredita na possibilidade de derrubar o veto na próxima sessão, considerando-o um desgaste desnecessário para o governo.


A deputada federal Any Ortiz (Cidadania-RS), relatora do projeto na Câmara, considerou o veto um erro e um "tiro no pé" do governo. Com 430 votos a favor na votação em plenário, a parlamentar alerta para a urgência da situação, destacando que o prazo está se esgotando e medidas precisam ser tomadas na próxima semana.

A proposta de desoneração da folha, que substituiria a contribuição previdenciária patronal por alíquotas sobre a receita bruta, abrange setores como têxtil, calçados, construção civil, comunicação e tecnologia, responsáveis por 9 milhões de empregos formais. Com a iminência do término da desoneração no final deste ano, parlamentares, como o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), expressam confiança na derrubada do veto, considerando-a bastante provável.

O veto de Lula é defendido pelo ministro Fernando Haddad, que busca o déficit zero em 2024. A medida garantiria uma arrecadação de R$ 9,4 bilhões em 2024.

Fonte: Brasil 247 com reportagem do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário