terça-feira, 14 de novembro de 2023

Brasileiros que estavam em Gaza pousam em Brasília e são recebidos por Lula e ministros (vídeo)

 Este foi o décimo voo da Operação Voltando em Paz

Presidente Lula abraça Hasan Rabee e família na Base Aérea de Brasília 13/11/2023 (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou, na noite desta segunda-feira (13), os brasileiros e seus familiares palestinos repatriados da Faixa de Gaza. A aeronave pousou na Base Aérea de Brasília por volta das 23h30.

O avião VC-2, cedido pela Presidência da República para atuar na Operação Voltando em Paz, decolou às 6h51 (horário local) de hoje (13), do Cairo, no Egito, com 32 repatriados. Fez duas paradas técnicas: em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife, já em solo brasileiro.

Os repatriados cruzaram a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, pelo Posto de Rafah, no início da manhã do último domingo (12). A chegada ao Cairo ocorreu no início da noite.


O grupo receberá apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil. Ao chegarem ao Brasil, também será feita a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego.

Este foi o décimo voo da Operação Voltando em Paz, do governo federal, que cumpre mais uma missão de repatriação em áreas de conflito no Oriente Médio. A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, está há quase um mês no Egito para o resgate dos repatriados oriundos da Faixa de Gaza. Os outros voos partiram de Tel Aviv, em Israel, e de Amã, na Jordânia, com brasileiros que estavam no território palestino da Cisjordânia.

Com os dez voos, a Operação Voltando em Paz transportou um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário