quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Brasil e Arábia Saudita serão parceiros em transição energética

 Memorando de entendimento com autoridade saudita foi assinado pelo ministro Alexandre Silveira

Alexandre Silveira assina acordo na Arábia Saudita (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, protagonizou um importante marco na cooperação energética internacional ao assinar um memorando de entendimento entre o Brasil e o Reino da Arábia Saudita. O acordo, celebrado nesta terça-feira (28/11) em Riade, estabelece bases sólidas para fortalecer a colaboração entre os dois países em diversas áreas relacionadas à transição energética.

O memorando abrange uma ampla gama de setores estratégicos, incluindo petróleo, gás, eletricidade, energias renováveis, eficiência energética, petroquímicos e hidrogênio, entre outros. Este passo significativo demonstra o compromisso do Brasil em desempenhar um papel de liderança na transição para uma matriz energética mais sustentável e diversificada.


"O Brasil, sob a liderança do presidente Lula, voltou a dialogar e a abrir portas em todo o mundo. Estamos na Arábia Saudita demonstrando a liderança brasileira na transição energética e buscando expandir ainda mais a nossa relação com o país, desenvolvendo parcerias importantes nos setores de energia, petróleo, gás, hidrogênio verde e tantos outros temas. Vamos atrair investimentos para o país promover o desenvolvimento econômico e social no Brasil, gerando emprego, renda e combatendo as desigualdades", afirmou Silveira.

Além dos setores mencionados, o memorando também reconhece a importância da Economia Circular de Carbono e tecnologias para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Isso inclui iniciativas de captura, reutilização, transferência e armazenamento de carbono, visando a mitigação dos impactos ambientais.

O acordo vai além do âmbito governamental, estabelecendo parcerias qualitativas para localizar materiais, produtos e serviços em todas as áreas da energia, bem como nas cadeias de suprimentos e tecnologias associadas. A cooperação será ampliada para incluir empresas especializadas no campo da energia, visando o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras.

Além disso, o memorando incentiva estudos conjuntos no campo da energia em colaboração com universidades e centros de pesquisa. Essa iniciativa visa promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias avançadas que impulsionem a transição energética de ambos os países.

O acordo representa um passo importante na direção da construção de um futuro mais sustentável e alinhado com os desafios globais da mudança climática. A assinatura do memorando entre o Brasil e a Arábia Saudita reforça a determinação de ambas as nações em trabalhar juntas para enfrentar os desafios energéticos do século XXI, promovendo o desenvolvimento econômico, a criação de empregos e a redução das desigualdades.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário