O Governo do Paraná realizou, anteontem (28) e ontem (29), uma consulta pública sobre a implantação do modelo cívico-militar em 127 escolas estaduais, localizadas em 56 municípios, para o ano letivo de 2024. Em Apucarana, a votação aconteceu nos colégios José de Anchieta (Jardim Trabalhista), Osmar Guaracy Freire (Núcleo Adriano Correia), Polivalente Carlos Domingos Silva (Jardim Paulista) e Alberto Santos Dumont (Centro). Os professores, os funcionários e os pais dos alunos aprovaram o projeto nas quatro unidades de ensino.
O prefeito Junior da Femac destacou que o município já possui outras quatro escolas cívico-militares: Colégio Estadual Tadashi Enomoto (Núcleo Afonso Alves de Camargo), Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto (Vila Nova), Colégio Estadual Padre José Canale (Jardim Ponta Grossa) e Colégio Estadual Heitor Cavalcante de Alencar Furtado (Núcleo João Paulo).
“O projeto cívico-militar foi implantado há aproximadamente três anos nessas unidades e os resultados têm sido muito positivos. Estatísticas compiladas pelo Núcleo Regional de Educação mostram, por exemplo, que a frequência dos estudantes fica em torno de 80 e 82% nas escolas tradicionais. Enquanto nos colégios cívico-militares, ela sobe para mais de 90%”, disse o prefeito.
O Paraná é o estado com o maior número de escolas cívico-militares em funcionamento no país: 194 do programa estadual e 12 do federal. A meta do governador Ratinho Junior (PSD) é que o modelo alcance 400 unidades no próximo ano.
A secretária de educação, Marli Fernandes, lembrou que muitos dos valores previstos no projeto cívico-militar fazem parte do currículo na rede municipal de Apucarana. “As crianças matriculadas nas nossas escolas aprendem sobre civismo, disciplina, ética e cidadania por meio de projetos transversais, como Educação para o Trânsito, Proerd, Desfile da Independência, Fanfarra Mirim e Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola, desenvolvidos em parceria com as outras secretarias municipais, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça do Paraná. Nós também incentivamos a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos através da Escola de Pais e de atividades realizadas por ocasião das datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Avós,” disse.
“Neste sentido, os colégios cívico-militares representam uma continuidade na qualidade do ensino para os estudantes que saem da educação integral, ofertado pelas escolas municipais”, acrescentou o prefeito Junior da Femac.
A implantação do modelo cívico-militar foi aprovada com 452 votos favoráveis e 144 contrários no Colégio Estadual José de Anchieta; 284 votos favoráveis e 40 contrários no Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire; 351 votos favoráveis e 63 contrários no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont; e 463 votos favoráveis e 392 contrários no Colégio Estadual Polivalente Carlos Domingos Silva.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário