Paula Coradi foi eleita com o voto de 67% dos 451 delegados e delegadas presentes no 8º Congresso Nacional do partido
Neste domingo (1), o Psol encerrou seu 8º Congresso Nacional com a eleição de Paula Coradi como a nova presidenta nacional do partido, um marco que sinaliza uma mudança de liderança após seis anos sob o comando de Juliano Medeiros. Paula Coradi foi eleita com o voto de 67% dos 451 delegados e delegadas presentes.
O processo congressual do Psol teve início em julho, com plenárias municipais que envolveram mais de 53 mil filiados e filiadas, culminando neste fim de semana com a etapa nacional realizada em Brasília (DF). Além da eleição da nova liderança, o congresso aprovou resoluções abordando diversos temas, como Conjuntura Nacional, Conjuntura Internacional, Eleições 2024 e Balanço e Organização do Partido.
Paula Coradi, 38, é natural de Vila Velha, Espírito Santo, e se filiou ao Psol em 2009. Sua trajetória política teve início na Universidade Federal do Espírito Santo, onde se formou em História. Atualmente, é professora licenciada da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, atuando no Ensino Fundamental.
Ao longo de sua carreira política, Paula Coradi desempenhou papéis importantes no Psol. Antes de integrar a Executiva Nacional do partido em 2017, após o 6º Congresso do Psol, ela ocupou cargos de destaque nos níveis municipal e estadual. Como Secretária de Movimentos Sociais, trabalhou ativamente para estreitar os laços entre o partido e as organizações populares.
Em 2018, Paula Coradi coordenou a campanha de Guilherme Boulos à Presidência da República, e dois anos depois, desempenhou um papel fundamental na coordenação da campanha que levou Boulos ao segundo turno na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
No 7º Congresso do Psol, realizado em 2021, assumiu a Secretaria de Organização do partido e liderou esforços para aumentar o número de filiados e fortalecer o papel político-eleitoral da sigla, resultando na eleição da maior bancada federal do partido em sua história.
Paula Coradi assumirá a presidência do Psol até 2026, com um foco claro em ampliar a base social do partido e fortalecer ainda mais as relações com os movimentos sociais, com vistas às eleições de 2024.
“Sou fruto de um processo coletivo. O Psol incentiva a participação das mulheres nas instâncias partidárias. Isso resulta em um número expressivo de parlamentares mulheres e em instâncias partidárias. Agora, é seguir como nosso trabalho de ampliação da nossa base social, e estreitar ainda mais os laços com os movimentos sociais para estarmos ainda mais fortalecidos nas eleições de 2024", comentou Paula Coradi após sua eleição.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário