Demissão acontece após vários meses de pressão por parte de Arthur Lira e outros líderes do Centrão interessados em assumir o controle do banco público
O presidente Lula (PT) demitiu nesta quarta-feira (25) a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, durante uma reunião que ocorreu no Palácio do Planalto, informa Igor Gadelha, do Metrópoles. O encontro teve início por volta das 12h30 e teve a duração de aproximadamente 50 minutos. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), participou de parte das conversas, de acordo com informações obtidas pela coluna.
Essa demissão acontece após vários meses de pressão por parte do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e outros líderes do Centrão, que estavam interessados em assumir o controle do banco público.
Para ocupar o cargo que era de Rita Serrano, Lula planeja nomear Carlos Antônio Fernandes, que foi indicado por Lira. Fernandes é um funcionário de carreira do banco e já colaborou com membros do PP em governos petistas anteriores. Por exemplo, em 2012, ele assumiu a secretaria-executiva do Ministério da Integração Nacional, que era liderado na época pelo Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado do Presidente da Câmara.
A expectativa é que a mudança na liderança da Caixa só seja efetivada após uma reunião entre Lula e Lira, na qual eles finalizarão os últimos detalhes do acordo. Além da presidência, Lira também solicitou a Lula a coordenação das nomeações dos vice-presidentes do banco público, com o objetivo de distribuir esses cargos entre outros partidos do Centrão.
Fonte: Brasil 247 com informações de Igor Gadelha, do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário