A situação atual dos animais é bem diferente da encontrada no governo de Jair Bolsonaro
A primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, foi vista na manhã desta sexta-feira (6) nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, alimentando os filhotes de emas que ficam no local. Ela deu um pedaço de couve para os animais. Os 12 filhotes nasceram na última quinta-feira (5).
A situação atual dos animais é bem diferente da encontrada no governo de Jair Bolsonaro. Documentos da Emater-DF e da Casa Civil apontam que os animais estavam sem acompanhamento veterinário e a maior parte deles em instalações inadequadas. Segundo o relatório, o governo de Bolsonaro destinou apenas um terço do orçamento anual que seria preciso para manter os cuidados com os animais, incluindo a alimentação adequada. Recentemente, alguns desses animais foram levados ao Zoológico de Brasília, com o acompanhamento do Ibama, para ficarem em locais adequados. Uma das emas morreu na segunda semana de janeiro e outra na última semana.
Após um pedido da primeira-dama, Janja da Silva, foi realizada uma avaliação dos animais nas residências no dia 6 de janeiro. O relatório apontou que a maioria deles, apesar de ter "bom estado geral de saúde", estavam em "instalações inadequadas".
Uma semana depois a primeira ema morreu. A autópsia mostrou excesso de gordura visceral, abdominal e no fígado dos animais. Segundo os técnicos que acompanharam a situação, a morte súbita "fecha com o quadro" de doenças cardíacas e hepáticas, "desencadeadas provavelmente pelo mau manejo alimentar durante os últimos anos".
O presidente Lula também comemorou o nasicmento das "eminhas":
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário