domingo, 29 de outubro de 2023

Governo volta a fazer contato com brasileiros após internet ser restabelecida na Faixa de Gaza

 Uma aeronave do Brasil aguarda no Egito a autorização para resgatá-los

Faixa de Gaza destruída, avião da FAB KC-390 e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: REUTERS/Mohammed Fayq Abu Mostafa | FAB | Ricardo Stuckert / PR)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer contato via WhatsApp com todos os cerca de 30 brasileiros hospedados em Rafah e Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. Uma aeronave do Brasil aguarda no Cairo, capital egípcia, a autorização para resgatá-los. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, 1.413 passageiros foram resgatados de Israel. São 1.410 brasileiros, três bolivianas, além de 53 animais de estimação que voltaram em oito voos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB).


O governo israelense, do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, afirmou que o país foi atacado no último dia 7 da Faixa de Gaza por integrantes do Hamas. Palestinos vivem em Gaza e na Cisjordânia sob ocupação israelense, reivindicando Jerusalém Oriental como a capital do seu Estado, enquanto a expansão das fronteiras de Israel gera conflitos. A Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou resolução que pede trégua humanitária em Gaza.

O grupo islâmico Hamas afirmou que 8 mil pessoas morreram no território desde o início da guerra, no dia 7. Entre os israelenses, há cerca de 1.400 vítimas. Milhares de residentes em Gaza invadiram armazéns e centros de distribuição da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) pegando farinha e "itens básicos de sobrevivência".

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário