O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, anunciou neste domingo (8) o início da operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito em Israel e territórios palestinos. Um avião KC-30, com capacidade para 230 passageiros, sairá de Natal (RN) para a Itália, onde aguardará a ordem para buscar os brasileiros.
– Não sabemos ainda se essa primeira decolagem será amanhã ou na terça – afirmou Damasceno.
O comandante informou que há seis aeronaves à disposição para a retirada dos brasileiros em Israel e em outros países do Oriente Médio.
– Temos seis aeronaves prontas, com médicos e psicólogos – afirmou.
Segundo Damasceno, a lista de passageiros deve ser fechada na manhã desta segunda-feira (9), no horário de Brasília. Os voos podem decolar já na segunda – de preferência, saindo do Oriente Médio no turno da tarde.
“À tarde, porque facilita o transporte terrestre de todas as localidades até os aeroportos. Logicamente, num momento de crise como este, os transportes terrestres têm acesso mais difícil. Se decolássemos de manhã, teríamos nossos brasileiros fazendo deslocamentos complicadíssimos durante a madrugada”, explicou o comandante da Aeronáutica.
O conflito entre Israel e Hamas entrou no segundo dia, neste domingo (8). Já há mais de 900 mortos e milhares de feridos.
Fonte: Agenda do Poder com informações de O Globo e g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário