quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Avião com primeiros brasileiros resgatados em Israel chega ao País

 Operação visa trazer cerca de 900 compatriotas de volta até o próximo sábado

1º voo da FAB com brasileiros se prepara para deixar Israel (Foto: Reprodução/GloboNews)

Nas primeiras horas desta quarta-feira, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que participa da missão de repatriação de brasileiros em Israel aterrissou em Brasília, marcando o retorno de 211 cidadãos ao Brasil. Esses primeiros brasileiros resgatados foram recebidos com alívio e emoção em solo brasileiro, marcando o início de uma operação que visa trazer cerca de 900 compatriotas de volta até o próximo sábado.

O esforço de repatriação envolveu seis aeronaves da FAB e foi iniciado no domingo, imediatamente após a eclosão dos ataques. O governo brasileiro tem se dedicado a garantir a segurança e o regresso dos seus cidadãos em meio à situação de crise na região. Neste primeiro voo, prioridade foi dada a famílias com membros vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e enfermos. No entanto, ainda não existe um plano definido para a retirada de brasileiros em território palestino, uma vez que aguardam a autorização do Egito para realizar essa operação, segundo reportagem do Globo.


Anteriormente, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv havia coletado informações dos brasileiros interessados em retornar por meio de um formulário online, em sua maioria turistas. O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ressaltou o compromisso do governo brasileiro com essa missão de repatriação: "Os voos de repatriação estão começando agora, foi uma grande manobra para repatriar e, evidentemente, feita em conjunto com a FAB. São seis aviões militares que transportarão os brasileiros que já se inscreveram na Embaixada do Brasil, somando cerca de 2200 a 2300 cidadãos. Portanto, essa será uma grande operação para trazer os brasileiros de volta, um compromisso do governo do presidente Lula."

Fonte: Brasil 247 com reportagem do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário