quinta-feira, 5 de outubro de 2023

"Ataque bolsonarista ao STF é medo de julgamento sobre tentativa de golpe", diz Lindbergh (vídeo)

 Deputado foi às redes sociais denunciar os parlamentares bolsonaristas que atacam o STF para se proteger da Justiça

Lindbergh Farias (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) foi às redes sociais denunciar a atitude de parlamentares bolsonaristas que passaram a defender limitações na atuação do Supremo Tribunal Federal com o objetivo de livrar Jair Bolsonaro de eventuais julgamentos na Corte. Segundo o congressista, esses mesmos deputados tentaram dar um golpe de Estado em 8 de janeiro e agora somente fingem estar atuando em prol da "democracia". 

"Deputados e senadores bolsonaristas obstruem a pauta porque segundo eles existe uma 'ameaça à democracia', porque o STF estaria tirando prerrogativas do Parlamento, fazendo 'ativismo judicial'", disse Lindbergh no vídeo compartilhado no X (antigo Twitter). 

"Eles tentaram dar um golpe de Estado e defenderam o Bolsonaro, que defendia a ditadura. Ficam calados quando ministros do Bolsonaro decidem monocraticamente, como no caso do sigilo de Silvinei Vasques", continuou. 


"Eles atacam o Supremo porque estão preocupados com o julgamento de Bolsonaro no STF. Ele pode ser preso", disse o deputado. "Temem também o julgamento sobre a tentativa de golpe em 8 de janeiro. Sabem que muitos deputados e senadores participaram como financiadores e autores intelectuais dos atos". 

Nesta quarta-feira, a CCJ do Senado aprovou em votação relâmpago a proposta que limita decisões monocráticas e pedidos de vista no Judiciário. A PEC veda decisões monocráticas que suspendam a eficácia de lei ou ato normativo com efeito geral ou que suspendam ato dos presidentes da República, do Senado e da Câmara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário