sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Solidariedade expulsa advogado de réu do 8/1 que atacou ministros do STF e confundiu 'O Príncipe' com 'O Pequeno Príncipe'

 Em nota, o partido destacou que Hery Kattwinkel protagonizou 'um grotesco espetáculo' de ataques ao STF, além de propagar discurso de ódio

(Foto: Reprodução/TV Justiça)

O Solidariedade expulsou o advogado Hery Kattwinkel Júnior de seu quadro de filiados após a sua atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento de Thiago de Assis Mathar, um dos réus dos atos  golpistas do dia 8 de janeiro

Segundo a CNN Brasil, o  partido alega que o advogado protagonizou um "grotesco espetáculo de ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal" quando deveria “se limitar a desempenhar as legítimas funções que se espera de um advogado”. Além disso, a legenda destaca que o defensor advogado também teria endossado “discurso de ódio, não raro permeado de fake news, que contaminou parte da sociedade brasileira”


“Não se alegue que o Sr. Hery Waldir Kattwinkel Júnior limitou-se a cumprir suas funções como advogado, na medida em que, ao se dedicar a proferir ataques pessoais aos Ministros do Supremo Tribunal Federal e verbalizar fake news propagada contra um dos magistrados, já há muito desmentida pela verdade dos fatos, extrapolou o seu papel como advogado, transformado a sustentação oral em um tosco e raso discurso político para agitar grupos antidemocráticos que há poucos meses conspiraram e atacaram violentamente as sedes dos Três Poderes da República, e com especial fúria o Supremo Tribunal Federal”, disse o Solidariedade em  nota, de acordo com a reportagem. 

Em um outro trecho da nota, a legenda ressalta que O Solidariedade “não é o lugar para pessoas com essa categoria de pensamento e prática política” e que “quem se valer de qualquer espaço para difundir discursos de ódio para angariar apoio de movimentos que visam minar ou derrubar as instituições democráticas brasileiras definitivamente não encontrará espaço neste partido político”.

O partido também aponta que, após a participação do advogado no julgamento, começaram a circular nas redes sociais mensagens relacionadas uma possível candidatura nas eleições do próximo ano, e que “desta forma, mostra-se uma insuperável incompatibilidade entre a linha de atuação política do Sr. Hery Waldir Kattwinkel Júnior e o partido Solidariedade”.

A nota é assinada pelo presidente nacional do partido, Eurípedes Gomes de Macedo Júnior,e por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, vice-presidente nacional da legenda. 

Durante sua fala no STF, além dos ataques ao ST, o advogado também chamou a atenção por ter confundido os livros "O Príncipe", de Niccolò Machiavelli, com "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, o que lhe rendeu uma reprimenda feita pelo ministro Alexandre de Moraes.

Fonte: Brasil 247 com CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário