Operação Lesa Pátria avança com 53 mandados em sete estados para desvendar atos de 8 de Janeiro
Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal lançou uma ampla operação em sete estados brasileiros para desmantelar a rede de financiadores por trás dos atos ocorridos no dia 8 de janeiro, que culminaram na tentativa de golpe de Estado, informou o Metrópoles. A ação é parte da 16ª fase da Operação Lesa Pátria. No total, são cumpridos 53 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Minas Gerais.
A operação atingiu diversos alvos, incluindo uma socialite paulista, Marici Junqueira de Andrade Bernades, que não estava em casa quando os policiais chegaram na manhã desta terça. Ela estaria na capital paulista para realização de uma cirurgia plástica. Outro alvo da operação é o empresário Rodrigo de Souza Lins (PRTB), eleito em 2022 como suplente de deputado estadual no Mato Grosso do Sul. Nas redes sociais, Lins consuma fazer ataques a Lula e enaltecer políticos bolsonaristas, como o ex-deputado federal Daniel Silveira. Também é alvo da nova fase da Lesa Pátria o empresário paulista Rodrigo Augusto Albani Borini. Ele é filho de Wilson Carlos Rodrigues Borini, ex-prefeito da cidade de Birigui, no interior de São Paulo. Como parte da operação, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo as investigações, os danos causados ao patrimônio público no dia dos atos de 8 de janeiro podem chegar a um montante impressionante de R$ 40 milhões.
Os eventos sob investigação potencialmente envolvem crimes como a subversão violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, formação de associação criminosa, incitação à prática de crimes, bem como a destruição, deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos. As investigações estão em andamento, e a Operação Lesa Pátria foi estabelecida como uma ação contínua, com atualizações periódicas relativas ao número de mandados judiciais emitidos, indivíduos detidos e aqueles que permanecem foragidos.
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário