domingo, 10 de setembro de 2023

Pastor Cacique Serere deixa a prisão após decisão de Moraes (vídeo)

 Ele estava detido desde dezembro de 2022 sob a acusação de envolvimento em atividades antidemocráticas

José Acácio Serere Xavante (Foto: Reprodução)

O Pastor Cacique Serere foi solto após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que ordenou a soltura do apoiador de Jair Bolsonaro (PL) que estava detido desde dezembro de 2022 sob a acusação de envolvimento em atividades antidemocráticas. Ele foi solto no final da tarde de sábado (9) e será obrigado a utilizar uma tornozeleira eletrônica, informa o jornal O Globo.


De acordo com a Polícia Federal, Serere Xavante teria participado de manifestações com tendências antidemocráticas em vários locais de Brasília, incluindo o Congresso Nacional, o Aeroporto Internacional e a Esplanada dos Ministérios, entre outros.

A assessoria do STF informou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia solicitado a prisão temporária de Serere Xavante, alegando que ele estava aproveitando sua posição de cacique do Povo Xavante para recrutar indígenas e não indígenas para a prática de crimes, utilizando a ameaça de agressões e perseguições contra o presidente Lula (PT) e os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. "A manifestação, em tese, criminosa e antidemocrática, revestiu-se do claro intuito de instigar a população a tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo a posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos".

Fonte: Brasil 247 com ifnormação do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário