domingo, 24 de setembro de 2023

Paraná registra temperatura acima dos 40 graus e vem mais por aí. Veja as 15 cidades “campeãs” do calor


Em Curitiba, a máxima chegou a 31,7 graus.

Calor em Curitiba – Parque Barigui (Jonathan Campos/AEN)

A onda de calor mostrou que veio para valer neste sábado (23) no Paraná. Em pelo menos duas cidades do Estado, os termômetros passaram dos 40 graus, em Capanema e Loanda. Veja a abaixo as 15 cidades que registraram as maiores temperaturas neste sábado. Em Curitiba, a máxima chegou a 31,7 graus. De acordo com o Simepar, o calor não só continua como “piora”. Neste domingo (24), as temperaturas devem subir ainda mais e sol predomina em boa parte do Estado.

As 15 cidades do Paraná com maior temperatura neste sábado (23), segundo o Simepar


Capanema 40,2

Loanda 40

Cambará 39,3

Campina da Lagoa 39,2

Paranapoema 38,6

Santa Helena 38,4

São Miguel do Iguaçu 38,3

Diamante do Norte 38

Assis Chateuabriand 37,9

Candido de Abreu 37,8

Palotina 37,8

Ubiratã 37,8

Altonia 37,7

Cidade Gaúcha 37,7

Foz do Iguaçu 37,7

E vai piorar

Em Curitiba, a previsão é de máxima de 34 graus no domingo (24), 31 na segunda (25), 35 na terça (27) e 31 na quarta (28). Todos os dias com sol escaldante, o que aumenta a sensação térmica.

Em Londrina, por sua vez, de acordo com a previsão do Simepar, a temperatura pode bater os 42 graus na terça (26) e em Maringá, 44 graus no mesmo dia.

Alerta vermelho

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, praticamente metade do Paraná, mais ao Norte e Noroeste, está em alerta vermelho de grande perigo para onda de calor, com risco de saúde. Outra metade, que inclui Curitiba e região, além do Litoral do Paraná, região Oeste e Central, o alerta é laranja, classificado como perigo. Nos dois casos, o alerta é para temperaturas cinco graus acima da média para o período.

Previsão do Simepar para a primavera: calor e chuva

A primavera de 2023 começou às 03h50 deste sábado (23 de setembro) e termina à 0h47 de 21 de dezembro.

Neste ano, um El Niño de intensidade moderada a forte está em curso sobre o Oceano Pacífico Equatorial. O fenômeno climático provoca mudanças significativas no padrão de circulação do vento em várias regiões do mundo. O aumento da temperatura média e da umidade do ar gera condições propícias a chuvas. O cenário indica que serão frequentes chuvas volumosas e queda de granizo, associadas a ventanias, rajadas de ventos, raios e trovoadas, com risco de alagamentos, enxurradas e escorregamento de massa.

“A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Nesse cenário, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas e a emissão de alertas de curto prazo são essenciais para as ações de prevenção e mitigação dos efeitos na sociedade. Os dados podem ser consultados diariamente no site do Simepar.

A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná. Os maiores valores das temperaturas mínimas e máximas devem ocorrer nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litorânea.

“Estão previstas ondas de calor intenso provocadas por massas de ar seco, assim como chuvas acima da média climatológica”, afirma o meteorologista. “O transporte de ar quente da Região Amazônica para o Paraná será mais frequente nesta primavera, aumentando ainda mais o calor”.

PREVISÃO DIÁRIA – Nas redes sociais do Simepar, está disponível a previsão do tempo diária no podcast Simepar Informa. Em www.simepar.br pode ser acessada a previsão horária para até 15 dias por município, com indicadores das condições do tempo, temperaturas do ar mínimas e máximas, probabilidade e volume de chuvas, intensidade e direção dos ventos, sensação térmica, umidade relativa, visibilidade e pressão reduzida, além dos dados sobre o nascer e o pôr do sol e da lua.

Para acessar essa previsão, na página inicial à direita, o usuário deve digitar o nome da localidade. Também é possível acessar na barra de opções clicando em Tempo – Previsão e digitando o nome da localidade.

Os avisos sobre a iminência de eventos severos são emitidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e podem ser enviados por celular a interessados cadastrados. O cadastramento pode ser feito em www.defesacivil.pr.gov.br na aba Cidadão.

Fonte: Bem Paraná

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário