Presidente visitou obras do Ramal do Apodi, que tem como objetivo beneficiar 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte
Nesta sexta-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma vistoria nas obras do Ramal do Apodi, parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Durante a visita, Lula expressou sua satisfação com o andamento das obras e destacou a importância de levar desenvolvimento à região Nordeste: "foi muito difícil fazer. Eu fico realizado visitando essas obras".
O Ramal do Apodi, que teve sua construção iniciada há dois anos, tem como objetivo beneficiar 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte quando estiver concluído em 2025. Até o momento, 27% da obra já foi concluída.
"Sempre achei que teve gente que governou esse país por muito tempo que nunca teve interesse no povo pobre, trabalhador e sertanejo, que são os que realmente fazem esse país crescer", disse Lula em seu discurso durante a visita. Ele lembrou que se indignou quando tomou posse pela primeira vez, em 2003, com os problemas sociais da região do Nordeste, como mortalidade infantil, desnutrição, analfabetismo, falta de universidades e evasão escolar.
O presidente também destacou a importância do PISF, um projeto que visa levar água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Atualmente, o PISF está com 98,9% de execução e é uma das prioridades do governo.
Lula compartilhou suas próprias experiências pessoais, lembrando as dificuldades que as pessoas enfrentavam para obter água limpa no Nordeste, e enfatizou a necessidade de garantir o acesso à água para todos: "as águas são repletas de caramujos, fezes de animais. As pessoas pegam doenças e ficam sem dentes... Não é possível que esse país, que foi descoberto pelo Nordeste, que foi o centro do país por muito tempo, tenha ficado pobre".
A Transposição do Rio São Francisco, mencionada por Lula, é uma das iniciativas-chave para atender a essa necessidade, com a construção de um canal de mais de 600 quilômetros para distribuir água na região. O presidente expressou sua satisfação ao ver o progresso das obras, enfatizando que a conclusão desse empreendimento beneficiará significativamente a região.
"Não tirei nada de nenhum estado, mas era preciso dar algo a mais para o Nordeste. Por isso que pensei na transposição do São Francisco, o que é discutido no Brasil desde 1846. [...] Tratavam o São Francisco como se fosse da Bahia, Sergipe e Alagoas. O São Francisco é do povo brasileiro, nasce em Minas Gerais e deságua no Nordeste. Temos que fazer com que essa água seja repartida com 12 milhões de almas no setor mais seco do país. Não podemos depender de carro-pipa. Resolvi fazer essa obra. O canal tem mais de 600 quilômetros. Ninguém imaginava que a gente conseguia fazer, e a gente fez", declarou Lula.
A visita contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. O evento reforça o compromisso de Lula com o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida no Nordeste brasileiro. Assista ao discurso abaixo:
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário