Os dois falavam sobre até que ponto os modelos matemáticos ajudam a população a se proteger quando acontecem desastres naturais
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o jornalista André Trigueiro, da GloboNews, discutiram nesta quarta-feira (6) após o chefe do Executivo gaúcho ser questionado sobre a surpresa do gestor com as previsões meteorológicas após a passagem do ciclone que deixou 37 mortos no estado.
O tucano disse que os modelos matemáticos previram as chuvas e intensidade no estado, mas não o volume de cerca de 30 milímetros em diversas bacias hidrográficas. Na conversa, Trigueiro continuou. "O senhor não deve se vitimizar". "Eu não estou me vitimizando", respondeu Leite.
Na entrevista, o tucano questionou. "Você quer colocar a culpa em mim porque falei sobre modelos matemáticas que não apontaram a precipitação prevista?". O jornalista respondeu: "a pergunta que eu lhe fiz não remete a apertar botões. Falei de cultura de prevenção que não necessariamente se resolve em quatro anos apertando botão".
O jornalista "confessou" o espanto de ouvir o gestor estadual se surpreender com os modelos matemáticos. O governador afirmou que o comentarista mostrou "falta de empatia" com o estado.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário