O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, emitiu um alerta ao governo do Distrito Federal sobre possíveis manifestações marcadas para o dia 7 de setembro de 2023. O ministro acionou o governo após a identificação de 10 vídeos, incluindo um do pastor Silas Malafaia, que fazem menção à data e sugerem que o evento será de grande proporção.
Os vídeos foram enviados a autoridades do Distrito Federal, incluindo o governador Ibaneis Rocha e o secretário de Segurança Pública Sandro Avelar.
No conteúdo, é mencionado que o 7 de setembro de 2023 será “gigantesco”, o que levantou preocupações de que seja uma convocação para atos de manifestação, assim como aconteceu no 8 de janeiro. Em um dos vídeos, o pastor Silas Malafaia critica as prisões de vândalos acontecidas nos atos antidemocráticos de invasão às sedes dos Três Poderes, e se refere ao ministro Alexandre de Moraes como “ditador de toga”.
As gravações também incluem trechos de votos proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes em relação às eleições. Uma das falas destaca uma possível fraude na votação, sugerindo que mesários teriam votado no lugar de eleitores. A legenda de um dos vídeos critica fortemente o STF, dizendo que “eles não têm vergonha na cara, hora defendem algo, momento seguinte condenam. Em qualquer democracia, um STF é essencial, mas esse lixo???”.
Veja um compilado de vídeos convocatórios para 7 de setembro:
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), criou um Gabinete de Mobilização Institucional para elaborar e executar um plano de reforço de segurança para o feriado de 7 de Setembro em Brasília. Ibaneis Rocha, governador do DF, que atualmente está em viagem aos Estados Unidos, segundo Celina, teria sido o responsável pela determinação da criação do grupo para garantir a segurança no Dia da Independência.
A governadora em exercício disse que convidou órgãos federais para participarem do planejamento. Estão incluídos o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro feriado de 7 de Setembro de seu novo mandato, pretende fazer um contraponto ao tom político e ideológico empregado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A proposta do atual governo é desvincular a data do antecessor e retomar o caráter cívico nacional do desfile da Independência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário