O general Heleno foi ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro e será obrigado a comparecer à CPMI por decisão do ministro do STF Cristiano Zanin
O general Augusto Heleno, um dos principais integrantes da chamada ala militar do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro depõe nesta terça-feira (26), na CPMI do 8 de Janeiro. O general Heleno foi ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro.
A expectativa dos parlamentares é que o general dê informações úteis para as investigações sobre os atos golpistas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro. O general pediu ao Supremo Tribunal Federal autorização para não comparecer ao depoimento, mas o ministro da Suprema Corte Cristiano Zanin negou o pedido nesta segunda-feira.
Na decisão, Zanin afirmou que, de acordo com a jurisprudência da Corte, as CPIs têm poderes de investigação. "Considerando que a convocação de Augusto Heleno Ribeiro Pereira, paciente, refere-se a depoimento na condição de testemunha, devendo ele manifestar-se sobre os fatos e acontecimentos relacionados ao objeto da CPMI de que tenha conhecimento - assegurada, no entanto, a garantia de não autoincriminação", decidiu o ministro, segundo informa a Agência Brasil.
Apesar de rejeitar pedido para o general deixar de comparecer, o ministro garantiu a Augusto Heleno direito ao silêncio para não responder a perguntas que possam incriminá-lo, além de ser assistido por um advogado.
A convocação do general ganhou força na CPI após a revelação de trecho da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro. Cid relatou que Bolsonaro discutiu, em uma reunião em 2022, a possibilidade de um golpe com comandantes das Forças Armadas.
A reunião da CPMI desta terça deverá deliberar sobre a convocação convocação do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro e do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro. O ex-ministro da Defesa e candidato a vice, general Braga Netto, poderá ser convocado de novo, informa o G1.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário