segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Calor extremo permanece em várias capitais nesta segunda-feira

 Inmet emitiu alertas de grande perigo devido às altas temperaturas, que também afetam cidades do interior

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A semana começa com um aumento significativo nas temperaturas máximas em diversas capitais brasileiras. Nesta segunda-feira (25), pelo menos 10 das 27 capitais do país estão sob o domínio de um calor intenso, o que indica que a onda de calor fora de época persiste e se intensifica, aponta reportagem da Folha de S. Paulo. Além disso, 12 capitais devem registrar temperaturas que ultrapassam os 35°C, repetindo o cenário de impacto climático que afetou parte do Brasil no domingo (24), levando multidões às praias e fazendo com que os moradores de São Paulo buscassem desesperadamente por sombra nos parques para escapar do calor escaldante.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois destaques se destacam nessa previsão. Cuiabá (MT) pode atingir uma impressionante máxima de 43°C, enquanto Palmas (TO) deve registrar 40°C. O aumento nas temperaturas será mais acentuado nas capitais do Centro-Oeste e do Norte do país, mas também afetará algumas regiões do Sudeste e Nordeste, sendo a exceção o Sul do Brasil.

No Centro-Oeste, além de Cuiabá, Goiânia (GO) deve ter temperaturas máximas de 39°C, e Brasília (DF) atingirá 35°C nesta segunda-feira. Mesmo com uma ligeira queda em relação ao domingo, Campo Grande (MS) permanecerá entre as capitais mais quentes do país, com máxima prevista de 37°C.

Na região Norte, além de Palmas, Belém (PA) alcançará 36°C e Boa Vista (RR) registrará 38°C, mostrando um aumento nas temperaturas máximas em comparação com o dia anterior. No Nordeste, Teresina (PI) poderá atingir 39°C, enquanto Salvador (BA) experimentará temperaturas máximas de 32°C.

No Sudeste, Belo Horizonte (MG) deverá alcançar 36°C na segunda-feira, um grau a mais do que a máxima do domingo, assim como Vitória (ES), onde os termômetros poderão marcar 34°C, em comparação com os 33°C registrados no domingo.

Por outro lado, a onda de calor dará uma pequena trégua em oito capitais, onde as temperaturas máximas serão mais amenas na segunda-feira em comparação com o domingo. São Paulo, que bateu o recorde de dia mais quente do ano no domingo, com 36,5°C, terá uma máxima prevista de 30°C na segunda-feira, mas as temperaturas voltarão a subir nos dias seguintes, chegando a 35°C na quarta-feira.

No Rio de Janeiro, a máxima na segunda-feira será de 28°C, seguida por 30°C e 37°C nos dias seguintes, respectivamente. Para quinta-feira, a previsão indica uma queda significativa nas temperaturas, com máxima de 25°C.

A região Sul do Brasil é a única que não enfrentará aumento nas temperaturas em suas capitais nesta segunda-feira. Curitiba (PR) terá máxima de 30°C, enquanto Florianópolis (SC) registrará 21°C e Porto Alegre (RS) terá máxima de 19°C.

O país enfrenta atualmente uma onda de calor fora de época, e o Inmet emitiu alertas de grande perigo devido às altas temperaturas, que também afetam cidades do interior. Ondas de calor são caracterizadas por um aumento de 5°C em relação às médias de temperatura. Quando esse aumento ocorre por mais de cinco dias consecutivos, como está acontecendo agora, o alerta é classificado como de grande perigo.

Fonte: Brasil 247 com Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário