sábado, 9 de setembro de 2023

Brasil despacha a Bolívia com festival de futebol e gols. Neymar faz história

 Neymar Jr. superou o Rei Pelé em número de gols pela amarelinha. Brasil venceu por 5 a 1 na data inaugural das Eliminatórias sul-americanas

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Télam - A seleção de futebol do Brasil armou um verdadeiro carnaval de jogo coletivo associado e despachou de forma conclusiva o seu equivalente da Bolívia, vencendo por 5-1, em partida válida pela data inaugural das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Na partida, Neymar Jr. estabeleceu novo recorde de gols pela seleção brasileira, de acordo com os dados da Fifa, superando a marca anterior detida pelo Rei Pelé. O atacante alcançou 79 gols com a camisa amarelinha. 

O novo craque do Al Hilal da Arábia Saudita, ex-companheiro de Lionel Messi no Barcelona e Paris Saint Germain, tornou-se o maior artilheiro da história das seleções do "Pentacampeão" mundial, com 79 gols, superando Pelé, tricampeão em Suécia 1958, Chile 1962 e México 1970, que marcou 77 gols.


No Estádio Olímpico do Pará, na cidade de Belém, o time da casa construiu uma vitória contundente contra o próximo rival da Argentina, que será nesta terça-feira no Estádio Hernando Siles, em La Paz, a partir das 17h00.

Os gols da equipe dirigida pelo técnico Fernando Diniz foram feitos por Rodrigo (Pt. 24m. e St. 7m.), Raphinha (St. 2m.) e Neymar (St. 16m. e 47m.).

O fato é que Neymar poderia ter aberto o placar na primeira parte, aos 16m., quando chutou mal um pênalti e permitiu a defesa do goleiro visitante, Guillermo Viscarra.

Quando a partida já estava decidida, o atacante Víctor Abrego (St. 33m.) marcou o gol de honra para a seleção boliviana.

O domínio do time "verde e amarelo" foi avassalador diante de um adversário que nunca abandonou a postura defensiva e cautelosa, apesar do placar desfavorável.

O time do técnico argentino Gustavo Costas nunca se desviou do seu plano e se apegou à formação tática 5-4-1, que incomodou bastante o solitário Marcelo Moreno Martins, que hoje disputou sua 103ª partida pela ‘Verde’, tornando-se o jogador com mais jogos, superando Ronald Raldes (102).

A abertura do placar poderia ter vindo antes, mas o goleiro Viscarra foi um verdadeiro obstáculo nessa primeira meia hora, brilhando com várias defesas, pênalti à parte.

Apenas uma intervenção afortunada de Rodrygo, após um desvio contra o próprio gol do defensor Jusino, permitiu ao time da casa concretizar em gol essa superioridade avassaladora que havia sido projetada desde o início. Nas demais ações desses 45m. iniciais, o goleiro visitante brilhou, incluindo um fantástico slalom que Neymar fez driblando quatro adversários em movimento, mas não conseguiu finalizar bem com um chute cruzado.

No segundo tempo, o extremo do Barcelona, Raphinha, colocou a bola no poste direito de Viscarra e ampliou a vantagem. Em seguida, aos 7m., Rodrygo ficou cara a cara com o goleiro visitante e marcou o terceiro.

De lá até o final, o Brasil realizou um verdadeiro festival de jogo e dribles, sem tirar o pé do acelerador, apesar de alguns descuidos defensivos.

Deste modo, o substituto Abrego (St. 33m.) chutou alto e descontou contra Ederson.

Mas o final da noite reservou um capítulo feliz para Neymar, que já havia marcado o quarto gol. E, nos acréscimos, o craque paulista chegou bem posicionado e chutou de primeira para selar um placar amplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário