Cerca de 30 alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Nilo Cairo participaram de uma atividade extraclasse que abordou aspectos históricos e funcionais sobre o semáforo, um sistema eletrônico utilizado para controlar o trânsito e garantir a segurança de condutores e pedestres. A atividade de imersão pedagógica, coordenada pela professora Elisângela Aparecida Ferreira Mendes, contou com envolvimento da Prefeitura de Apucarana, através da Superintendência de Trânsito, Transporte e Inovação do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), e contribuiu para complementar a visão teórica assimilada pelos estudantes na disciplina de robótica.
Após palestra realizada no auditório da unidade regional do CREA-PR em Apucarana, onde foi abordada a evolução do semáforo, desde sua criação – em 1868 em Londres – até os dias atuais – que segue padrão idealizado em 1920 em Detroit (EUA) – , os alunos participaram de vivência prática junto ao laboratório da superintendência municipal. “Na palestra, repassamos aos alunos detalhes de como é feita a definição de instalação de um semáforo, algo baseado em uma série de estudos e levantamentos técnicos. No laboratório, juntamente com os agentes de trânsito, tiveram a oportunidade de conhecer todos os componentes do semáforo, como é feita a montagem, instalação, programação da temporização e manutenção do equipamento, desde as caixas que o compõem até a parte inteligente”, pontua Carlos Mendes, superintendente do Idepplan, agradecendo ao gerente regional do CREA em Apucarana, Jeferson Ubiali, pela cessão do auditório para a palestra.
Segundo avaliação da professora Elisângela, a atividade foi importante para expandir o aprendizado dos alunos. “Agradeço ao prefeito Júnior da Femac por permitir a realização desta atividade extraclasse. Com certeza esta vivência prática somou ao que eles aprenderam em sala de aula, contribuindo para a expansão de conhecimentos”, assinalou a educadora.
O prefeito Júnior da Femac observa que a agenda integra a programação do “mês do trânsito”, que terá ponto alto entre os dias 18 e 25 de setembro na chamada “Semana Nacional do Trânsito”. “Antes disto, porém, no dia 12 de setembro, o trabalho que é desenvolvido em Apucarana no setor de trânsito estará em evidência para todo o Paraná, sendo apresentado em evento online com participação de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado”, revela o prefeito de Apucarana.
Ele observa que ao longo de sua gestão inúmeras intervenções foram executadas para garantir maior fluidez e segurança ao trânsito de Apucarana. “Iniciativas viabilizadas com base no planejamento técnico e aplicação de recursos, resultando na revitalização e ampliação das sinalizações horizontais e verticais, construção de rotatórias, travessias elevadas, novos semáforos, bem como manutenção do pavimento asfáltico”, elencou o prefeito.
História – A origem do semáforo automotivo é inglesa. Seu criador é, historicamente falando, John Peake Knight, que trouxe a novidade em 1868. Ele continha apenas as cores vermelho e verde. Contudo, o primeiro semáforo do mundo, do tipo verde-amarelo-vermelho, com quatro faces, foi instalado no cruzamento da Avenida Woodward com a Rua Fort, em Detroit, Michigan, no Outubro de 1920, sendo projetado pelo inspetor de polícia William L. Potts.
Também conhecido popularmente como sinal, sinaleira, farol ou sinal luminoso, o semáforo é um dispositivo de segurança que serve para controlar o tráfego de veículos e pedestres, sendo utilizado em quase todo o mundo.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário